Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15764
Título: Análise da consideração da ação do vento em uma cobertura com estrutura de madeira
Título(s) alternativo(s): Analysis of the consideration of the wind action in a roof with wood structure
Autor(es): Miranda, Débora Thomé
Orientador(es): Savaris, Gustavo
Palavras-chave: Treliças (Construção civil)
Dinâmica estrutural
Ventos - Velocidade
Trusses
Structural dynamics
Winds - Speed
Data do documento: 5-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: MIRANDA, Débora Thomé. Análise da consideração da ação do vento em uma cobertura com estrutura de madeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: O uso da madeira na construção civil pode desempenhar desde funções estéticas até estruturais, como em móveis e coberturas de edificações respectivamente. A respeito desta última, a estrutura em forma das treliças do tipo Howe, Pratt e Belga são as mais utilizadas, sendo que suas principais atribuições são receber e descarregar as cargas atuantes (como peso próprio da estrutura e força do vento) nos apoios. Logo, o presente estudo refere-se à análise da consideração da ação do vento no dimensionamento de uma cobertura de madeira para um galpão industrial que será implantado na cidade de Toledo - PR. Adotada treliça do tipo Howe com vãos variando entre 5, 10 e 20 metros considerou-se como variável a velocidade básica do vento atuante na edificação, iguais a 0, 24 e 48 m/s. Foram considerados dois casos de dimensionamento para as barras que compõem a tesoura com o intuito de comparar o volume demandado: um calculando-se as menores seções transversais possíveis e outro considerando as dimensões mínimas recomendadas pela norma NBR 7190 (ABNT, 1997). Os resultados obtidos mostraram que ao adotar as recomendações da norma, a variação do volume demandado entre as velocidades básicas do vento extremas (ou seja, 0 e 48 m/s) é maior quanto maior o vão da cobertura. Logo, concluiu-se que deve-se seguir as orientações da norma a fim de garantir a segurança da edificação e evitar desastres causados pela ação do vento.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15764
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ventocoberturaestruturamadeira.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.