Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchwertner, Anderson Ervino
dc.date.accessioned2020-11-19T13:20:04Z-
dc.date.available2020-11-19T13:20:04Z-
dc.date.issued2016-07
dc.identifier.citationSCHWERTNER, Anderson Ervino. Representações semióticas e dinâmicas: um estudo sobre os percursos de estudantes no desenvolvimento intuitivo do conceito de limites. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15844-
dc.description.abstractThis article is the result of several discussions held by the authors over a period of about two years, and was born of the perceptions of the same on the potential of the use of Information and Communication Technologies in Education, specifically GeoGebra in the development of mathematical concepts. Having a theoretical foundation Theory of Semiotics Representation Registers, developed by Raymond Duval (2009, 2011, 2013), the objective is hereby analyze the influence of so-called dynamic representations of the paths of students in the intuitive concept development limits. Thus, a qualitative research was developed, supported by extensive literature review and supported with data from case study. It was concluded covering some confluences the routes taken by students and their implications, as the constant performing conversions between records and the need for readjustment of the "times" of each task. As it is proposed that a brief description of the representations Semiotic and Dynamics.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paranápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFractaispt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFractalspt_BR
dc.titleRepresentações semióticas e dinâmicas: um estudo sobre os percursos de estudantes no desenvolvimento intuitivo do conceito de limitespt_BR
dc.title.alternativeSemiotic representations and dynamics: a study on the pathways of students in the intuitive concept development limitspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente artigo é fruto de diversas discussões realizadas pelos autores, num período de cerca de 2 anos, e nasceu das percepções dos mesmos sobre as potencialidades do emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, mais especificamente do GeoGebra, no desenvolvimento de conceitos matemáticos. Tendo por embasamento teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, desenvolvida por Raymond Duval (2009, 2011, 2013), objetiva-se por meio deste, analisar a influência das chamadas representações dinâmicas sobre os percursos de estudantes no desenvolvimento intuitivo do conceito de limites. Dessa forma, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter qualitativo, amparada por ampla revisão bibliográfica e sustentada com dados provenientes de estudo de caso. Conclui-se abarcando algumas confluências nos percursos tomados pelos estudantes e suas implicações, como a realização constante de conversões entre registros e a necessidade de readequação dos “tempos” de cada tarefa. Assim como, propõe-se uma breve caracterização das Representações Semióticas e Dinâmicas.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Vertuan, Rodolfo Eduardo
dc.contributor.referee1Vertuan, Rodolfo Eduardo
dc.contributor.referee2Largo, Vanessa
dc.contributor.referee3Novaes, Barbara Winiarski Diesel
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
representacoessemioticasdinamicas.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.