Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKolling, Bruna Ariceli Schirmann-
dc.date.accessioned2020-11-19T13:20:06Z-
dc.date.available2020-11-19T13:20:06Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.identifier.citationKOLLING, Bruna Ariceli Schirmann. O ensino de frações por meio do cubo mágico. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15847-
dc.description.abstractWhen faced with the content of fractions the students present great difficulty of understanding with regard to the content (CAMPOS; MAGINA; NUNES, 2006). In this context, it becomes a challenge for teachers to find methods and methodologies that facilitate understanding. Based on this, the motivating problem of this research was to verify if “Is it possible to elaborate a proposal of teaching fractions in a playful way?”. For this, the study had as objective to find elements that subsidize the use of the magic cube in the teaching of fractions using Potentially Meaningful Teaching Units – UEPS (MOREIRA, 2011b). The first part includes a study on the History of the Magic Cube and also some experiences of its use as a teaching tool. It then presents some elements and concepts related to the teaching of fractions, presenting how content has been approached in some textbooks and also by teachers, detecting possible flaws and gaps in the teaching and learning process. It follows on the methodology of the Potentially Meaningful Teaching Units – UEPS that aim at Meaningful Learning. Finally, it proposes Potentially Significant Teaching Units – UEPS for the teaching of fractions. Due to its methodological procedures based on a qualitative research, a bibliographic inquiry was carried out on the use of the Magic Cube in the teaching and learning process in the Qualis Platform, CAPES Thesis and Dissertation Bank and the Google search engine. This search presented few publications which made research justifiable. The Magic Cube can be used as a potentially meaningful tool not only for fractions teaching, but also for other mathematical contents and, in addition, presents interesting usability for inclusive classes. The research can be carried out in the future by applying the presented proposal followed by an analysis of the results obtained.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCubo mágicopt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectRubik's cubept_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.titleO ensino de frações por meio do cubo mágicopt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of fractions through the magic cubept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoQuando se deparam com o conteúdo de frações os alunos apresentam grande dificuldade de compreensão com relação ao conteúdo (CAMPOS; MAGINA; NUNES, 2006). Nesse contexto, torna-se para os professores um desafio encontrar métodos e metodologias que facilitem a compreensão. Baseado nisso, o problema motivador dessa pesquisa foi verificar se “É possível elaborar uma proposta de ensino de frações de forma lúdica?”. Para tal, o estudo teve como objetivo encontrar elementos que subsidiem o uso do cubo mágico no ensino de frações utilizando Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS (MOREIRA, 2011b). A primeira parte contempla um estudo sobre a história do Cubo Mágico e também algumas experiências da sua utilização como ferramenta de ensino. Em seguida expõe alguns elementos e conceitos relacionados ao ensino de frações apresentando como o conteúdo vem sendo abordado em alguns livros didáticos e também por professores, detectando as possíveis falhas e lacunas existentes no processo de ensino e aprendizagem. Na sequência discorre-se sobre a metodologia das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS que visam uma Aprendizagem Significativa. Por fim, propõe-se Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS para o ensino de frações. Por ter seus procedimentos metodológicos fundamentados em uma pesquisa qualitativa foi realizada uma averiguação bibliográfica sobre a utilização do Cubo Mágico no processo de ensino e aprendizagem na Plataforma Qualis, Banco de Teses e Dissertações da CAPES e no buscador Google. Tal busca apresentou poucas publicações o que tornou a pesquisa justificável. O Cubo Mágico pode ser utilizado como ferramenta potencialmente significativa não somente para o ensino de frações, mas também para demais conteúdos matemáticos e, além disso, apresenta interessante usabilidade para aulas inclusivas. A pesquisa pode prosseguir futuramente realizando a aplicação da proposta apresentada seguida de análise dos resultados obtidos.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Merli, Renato Francisco-
dc.contributor.referee1Merli, Renato Francisco-
dc.contributor.referee2Merli, Ana Cláudia de Oliveira Guizeli-
dc.contributor.referee3Novaes, Barbara Winiarski Diesel-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinofracoescubomagico.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.