Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maiara Cristiele da
dc.date.accessioned2020-11-19T13:20:11Z-
dc.date.available2020-11-19T13:20:11Z-
dc.date.issued2015-11-23
dc.identifier.citationSILVA, Maiara Cristiele da. A influência dos enunciados de questões matemáticas nas resoluções dos alunos: um estudo em termos dos registros de representação semiótica. 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15853-
dc.description.abstractWe infer that the statement of a mathematical question directs, in some extent, what representations the students use in solving a problem and the recognizing of what are their possibilities to elucidate the issue. Thus, given the importance we consider that the statement of a question has for the use of different representations of mathematical concepts and taking the Duval's theory on Registers of Semiotic Representation, according to which the coordination between the mathematical representations of a concept is a condition for learning, is that we seek to comprehend in this work: how the question utterances may influence the records used by students and activities of treatment, conversion and coordination between records? Qualitative, this research attempts to analyze the written productions of students to different mathematical questions with distinct utterances in order to infer the influence of the question utterances in these productions. This work points out, among other things, the difficulty encountered by the students to do the conversion of tabular record for the graphic representation, as they were unable to relate the algebraic expression directly with the graphic expression, using then the tabular expression as support. Moreover, we can highlight the difficulty they have to perform the conversion of natural language context for the mathematical context, especially in contextualized questions. Which may indicate a lack of opportunities for students to coordinate different registers of representation of a mathematical concept in the activities they perform in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.titleA influência dos enunciados de questões matemáticas nas resoluções dos alunos: um estudo em termos dos registros de representação semióticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoInferimos que o enunciado de uma questão matemática direciona, em certa medida, quais representações os alunos utilizarão na resolução de um problema e o reconhecimento de quais as suas possibilidades para elucidar o problema. Assim, dada à importância que consideramos ter o enunciado de uma questão para o uso de diferentes representações dos conceitos matemáticos e tomando a teoria de Duval sobre os Registros de Representação Semiótica segundo a qual a coordenação entre as representações matemáticas de um conceito é condição para a aprendizagem, é que buscamos, nesse trabalho, compreender: como os enunciados das questões podem influenciar os registros utilizados pelos alunos e as atividades de tratamento, conversão e coordenação entre os registros? De caráter qualitativo, esta pesquisa intenta analisar as produções escritas de alunos para diferentes questões matemáticas, com enunciados distintos, de modo a inferir sobre a influência dos enunciados das questões nessas produções. Esse trabalho aponta, dentre outras coisas, a dificuldade encontrada pelos alunos de fazer a conversão do registro tabular para o gráfico, visto que os mesmos não relacionaram a expressão algébrica diretamente com a expressão gráfica, utilizando então a expressão tabular como suporte. Além disso, podemos evidenciar a dificuldade dos mesmos em realizar a conversão do contexto língua natural para o contexto matemático, principalmente em questões contextualizadas, o que pode indicar a ausência de oportunidades para os alunos coordenarem os diferentes registros de representação de um conceito matemático nas atividades que realizam em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Vertuan, Rodolfo Eduardo
dc.contributor.referee1Vertuan, Rodolfo Eduardo
dc.contributor.referee2Largo, Vanessa
dc.contributor.referee3Merli, Renato Francisco
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.