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Título: JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine
Autor(es): Ferreira Filho, Marcelo Penteado
Orientador(es): Ribeiro, Richard Duarte
Palavras-chave: Jogos para computador
Comunicação na tecnologia
Cliente/servidor (Computadores)
Computer games
Communication of technical information
Client/Server computing
Data do documento: 29-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FERREIRA FILHO, Marcelo Penteado. JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine. 2018. 161 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: O desenvolvimento de jogos multiplayer é normalmente uma das áreas em que os desenvolvedores de jogos geralmente encontram dificuldades, visto que desenvolver um jogo singleplayer é uma tarefa totalmente diferente do que desenvolver um jogo multiplayer, pois muitas das mecânicas que foram desenvolvidas para apenas um jogador devem ser capazes de funcionar para vários jogadores que estarão simultaneamente conectados. Os módulos de comunicação multiplayer têm de ser desenhados com cuidado, devido a restrições de conetividade, à latência de rede e outros fatores. É necessário planejar quais serão os protocolos trocados entre os integrantes do jogo, que ações deverão ser executadas, como interpretar cada ação recebida e outros, que devem ser levados em consideração para que um jogo funcione como esperado. O objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de um módulo de comunicação flexível em Java para o motor de jogos jMonkeyEngine, utilizando a arquitetura cliente/servidor e também P2P para que a comunicação entre os integrantes do jogo possa estabelecer sua comunicação e o desenvolvedor que posteriormente deseje desenvolver um jogo multiplayer tenha alternativas para suportar as necessidades de comunicação.
Abstract: The development of multiplayer games is usually one of the areas where game developers often encounter difficulties, since developing a singleplayer game has a different set of requirements than a multiplayer game. The multiplayer communication modules involve carefully design, to cope with connectivity issues and with the inherent network latency. I tis necessary to plan what protocols will be used, what actions should be performed, how to interpret each action received, among others. The main objective of this work is the development of a flexible Java communication module for the jMonkeyEngine game engine using the client/server architecture and also P2P architecture, so in this way, the communication between the members of the game will be established, and the developer, woudln’t need to worry about the development of the communication module.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15906
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