Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15999
Título: | Cognita: objeto virtual de aprendizagem para auxílio do ensino e avaliação da informática à pessoas com deficiência intelectual |
Título(s) alternativo(s): | Cognita: virtual learning object for the aiding of teaching and evaluation of computing for people with intellectual disabilities |
Autor(es): | Oliveira, Bruno Henrique Mendes de Nunes, Veronica Ribeiro |
Orientador(es): | Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi |
Palavras-chave: | Tecnologia da informação Educação inclusiva Software de aplicação Ensino auxiliado por computador Information technology Inclusive education Application software Computer-assisted instruction |
Data do documento: | 6-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | OLIVEIRA, Bruno Henrique Mendes de; NUNES, Veronica Ribeiro. Cognita: objeto virtual de aprendizagem para auxílio do ensino e avaliação da informática à pessoas com deficiência intelectual. 2019. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. |
Resumo: | As ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em conjunto com a tecnologia assistiva (TA), aliadas a ludicidade, podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem, corroborando no desenvolvimento cognitivo e motor de alunos com deficiência intelectual (DI), pois o lúdico torna o ambiente educacional mais prazeroso e divertido. Porém, a literatura mostra que os trabalhos desenvolvidos para este público são voltados apenas para o letramento, ignorando a avaliação da aprendizagem de informática. Este trabalho desenvolveu um Objeto de Aprendizagem (OA) denominado COGNITA que auxilia o ensino e avalia os conteúdos de informática usando como aplicação exercícios da disciplina de Língua Portuguesa previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para alunos com DI. O COGNITA foi desenvolvido utilizando um framework de aprendizagem colaborativa, denominado FrameVOC, que tem por finalidade auxiliar na construção de objetos virtuais de aprendizagem colaborativa. O experimento foi aplicado na Escola de Educação Básica para Educação Especial Doutora Zilda Arns na Modalidade de Educação Especial e os resultados obtidos pela aplicação do COGNITA em ambiente escolar, mostram que os conteúdos vistos em sala de aula podem ser ensinados e avaliados com critérios bem estruturados em conjunto com os conteúdos da informática. |
Abstract: | The Information and Communication Technology (ICT) tools, together with assistive technology (AT), combined with playfulness, can aid in the learning teaching process, corroborating in the cognitive and motor development of students with intellectual disability (ID), since the playfulness makes the educational environment more enjoyable and fun. However, the literature shows that the works developed for this audience are focused only on literacy, ignoring the evaluation of computer learning. This work developed a Learning Object (LO) called COGNITA which assists teaching and assesses computing contents using as exercises the Portuguese Language course provided for in the National Curricular Common Base (NCCB) for students with ID. COGNITA was developed using a collaborative learning framework, called FrameVOC, whose purpose is to assist in the construction of virtual objects of collaborative learning. The experiment was applied in the Special Education School for Special Education, Doctor Zilda Arns in the Special Education Modality, and the results obtained through the application of COGNITA in a school environment show that the contents seen in the classroom can be taught and evaluated with well-structured criteria in conjunction with the contents of information technology. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15999 |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COCIC_2019_1_11.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.