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dc.creatorPereira, Gabriel Alves-
dc.date.accessioned2020-11-19T18:25:58Z-
dc.date.available2020-11-19T18:25:58Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationPEREIRA, Gabriel Alves. Sistema de apoio à internacionalização de PMES com recurso à teoria dos jogos. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16011-
dc.description.abstractWhenever an internationalization process begins, companies are exposed to a lot of risks and uncertainties. In certain cases, during the planning phase, smaller companies may not have the same amount of resources that a large company has in order to analyze and calculate the risks of context, making it even harder for such internationalization to succeed. With that in mind, this paper proposes the development of a decision support system for the internationalization of SMEs (small and medium enterprises), using game theory model, which calculates the profit obtained by the companies according to the different price strategies adopted. From the strategies generated, the tool searches for the Nash equilibria present in this set. For that, we studied some models in the literature that calculates the market share according to the price strategies of the different companies present in the competition and also defined a model that corresponds to the needs of a game theory model. Furthermore, the input parameters that were needed for the tool and the way and representation that the result would be generated and shown to the user were defined so, finally, the implementation of the tool could begin. For the analysis and discussion of the results obtained by the tool, we used a practical case where a Portuguese company that produces olive oil intends to internationalize to a market in a region of Brazil. Through the example we observed situations in which the developed tool could help in a market analysis. We concluded that with the results obtained with the developed tool, it is possible to get a better panorama and understanding about the best strategies, as well as a forecast for each of the possible scenarios analyzed, giving one more resource to those who will make an internationalization decision.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectSmall businesspt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectManagement information systemspt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.titleSistema de apoio à internacionalização de PMES com recurso à teoria dos jogospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs empresas estão sujeitas a vários riscos e incertezas sempre que decorre um processo de internacionalização. Em determinados casos, durante o planeamento desse movimento as empresas de menor dimensão podem não ter a mesma quantidade de recursos que uma grande empresa possui para analisar e calcular os riscos de contexto, tornando ainda mais difícil que essa internacionalização tenha sucesso. Tendo isso em vista, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta informática de apoio a decisão para internacionalização de PMEs (pequenas e médias empresas), utilizando um modelo com recurso à teoria dos jogos, o qual calcula o lucro obtido pelas empresas de acordo com as diferentes estratégias de preço adotadas. A partir das estratégias geradas, a ferramenta realiza uma pesquisa dos equilíbrios de Nash presentes nesse conjunto. Para isso, foram estudados vários modelos na literatura que realizam o cálculo da cota de mercado de acordo com as variações de preços das diferentes empresas presentes na competição e também foi definido um modelo que correspondesse às necessidades de um modelo da teoria dos jogos. Ainda foram definidos os parâmetros de entrada que seriam necessários para a ferramenta e a forma e a representação que o resultado seria gerado e mostrado ao utilizador para que, então, a implementação da ferramenta pudesse ter início. Para a análise e discussão dos resultados obtidos pela ferramenta foi utilizado um caso prático onde uma empresa portuguesa de produção de azeite biológico que pretende inicar um processo de internacionalização para o Brasil. Através do exemplo foram observadas situações em que a ferramenta desenvolvida pode ajudar no estudo do mercado. Concluiu-se que com os resultados obtidos através da ferramenta, é possível ter uma melhor visualização e entendimento das melhores estratégias, assim como uma previsão para cada um dos possíveis cenários analisados, dando mais um recurso para quem irá tomar uma decisão de internacionalização.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Helyane Bronoski-
dc.contributor.advisor-co1Pereira, João Paulo Ribeiro-
dc.contributor.referee1Pereira, João Paulo Ribeiro-
dc.contributor.referee2Matos, Paulo Jorge Teixeira-
dc.contributor.referee3Borges, Helyane Bronoski-
dc.contributor.referee4Almeida, João Paulo Pais de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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