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dc.creatorFerreira, Mariane Bigarelli
dc.date.accessioned2020-11-19T18:33:21Z-
dc.date.available2020-11-19T18:33:21Z-
dc.date.issued2018-11-19
dc.identifier.citationFERREIRA, Mariane Bigarelli. Efeitos da mudança da relação diferencial em um caminhão extra pesado considerando a perspectiva do ciclo de vida. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16035-
dc.description.abstractThe number of vehicles in circulation has grown a lot in recent times. As a result, environmental legislation becomes more stringent. The automotive industry has sought to reduce the atmospheric emissions of its vehicles for more sustainable production and use, as well as protection of public health and environmental protection. In view of the environmental concern for emissions of pollutants, this study goal to highlight the environmental and economic effects resulting from the change in the differential ratio in an extra heavy truck, considering the perspective of the life cycle. For that, a bibliographic survey realized to contextualize the theme, with 30 articles studied. A case study was developed the economic and environmental perspective of a commercial truck with its altered axle differential. The results of the differential axle exchange were a reduction of five thousand liters of diesel consumed for the truck studied. For an economic perspective, the vehicle started to generate an annual savings of more than fifteen thousand real. In the environmental perspective, the Life Cycle Assessment (LCA) was used to quantify the impacts generated in diesel production using the International Reference Life Cycle Data System (ILCD) method that evaluates the category related to the consumption of mineral and fossil resources, and the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) assessing Global Warming Potential. The result of the LCA showed a 6.82% reduction in resource extraction and a reduction of 6.52% in greenhouse gas emissions. Compared with the Brazilian fleet, the values are equivalent to twenty-five billion liters of oil that would no longer be used for the production of diesel.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiclo de vida do produtopt_BR
dc.subjectTransporte rodoviário de cargapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Consumo de combustívelpt_BR
dc.subjectProduct life ciclept_BR
dc.subjectTruckingpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Fuel consumptionpt_BR
dc.titleEfeitos da mudança da relação diferencial em um caminhão extra pesado considerando a perspectiva do ciclo de vidapt_BR
dc.title.alternativeEffects of changing the differential ratio an extra heavy truck considering the life cycle perspectivept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas a quantidade de veículos em circulação aumentou significativamente, e por consequência a legislação ambiental se torna cada vez mais rigorosa. Diante disso, a indústria automotiva tem buscado reduzir as emissões atmosféricas dos seus veículos, visando o alcance de uma produção e o uso de transportes mais sustentáveis, proteção à saúde pública e proteção ambiental. Frente à preocupação ambiental para às emissões de poluentes esse trabalho tem como objetivo evidenciar os efeitos ambientais e econômicos resultantes da alteração da relação diferencial em um caminhão extra pesado, considerando a perspectiva do ciclo de vida. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico para contextualizar a temática, com um total de 30 artigos estudados. Após estruturou-se um estudo de caso para analisar a perspectiva econômica e ambiental de um caminhão comercial que obteve seu eixo diferencial alterado. Os resultados encontrados mediante a troca da relação diferencial foi uma redução de 5.000 litros de consumo de diesel para o caminhão estudado, com base na perspectiva econômica, o veículo passou a gerar uma economia anual de um pouco mais de R$15.000,00. Na perspectiva ambiental, utilizou-se a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), para quantificar os impactos gerados na produção do diesel mediante o método International Reference Life Cycle Data System (ILCD) que avalia a categoria relacionada ao consumo de recursos minerais e fósseis, e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) que avalia o Potencial de Aquecimento Global. O resultado da ACV revelou uma redução de 6,82% na extração de recursos e uma redução de 6,52% para emissões de gases do efeito estufa. Em termos comparativos com a frota brasileira os valores equivalem a 25 bilhões de litros de petróleo que deixariam de ser utilizados para a produção do diesel.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Piekarski, Cassiano Moro
dc.contributor.referee1Piekarski, Cassiano Moro
dc.contributor.referee2Puglieri, Fabio Neves
dc.contributor.referee3Santos, Max Mauro Dias
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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