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Título: Desafios da gestão startup em uma empresa de pequeno porte
Título(s) alternativo(s): Challenges of startup management in a small business
Autor(es): Oliveira, Lucas Xavier de
Orientador(es): Oliveira, Nelson Ari Canabarro de
Palavras-chave: Empresas novas
Pequenas e médias empresas
Desenvolvimento organizacional
New business enterprises
Small business
Organizational change
Data do documento: 28-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: OLIVEIRA, Lucas Xavier de. Desafios da gestão startup em uma empresa de pequeno porte. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Este trabalho trata de um estudo de caso que foi realizado em uma empresa de pequeno porte localizada na cidade de Ponta Grossa, o modelo de gestão de pessoas utilizado pela empresa assemelha-se ao conceito startup de funcionamento, o funcionário é submetido à avaliação de desempenho dentro de suas atribuições, e no caso de desempenho insuficientes, o funcionário é redirecionado para alguma outra atividade, e se ainda, seu desempenho for insuficiente, o colaborador é desligado da organização. Para tal, este estudo consistiu na realização de procedimentos para coleta de informações através de questionários e entrevistas com os funcionários, com o intuito de identificar as peculiaridades da operacionalização de tal sistema de gestão, levantando os pontos de anomalias, possíveis melhorias, pontos de convergência e divergência nas informações angariadas e os vieses dos funcionários quanto ao sistema em que trabalham. Com base nos dados coletados, foi efetuada a triagem e tratamento dos mesmos, estes, serviram de respaldo para apontamentos quanto às possíveis melhorias que podem ser implementadas no sistema, se existirem, bem como, servir de base para tomada de decisões futuras, conferindo assim, maior aporte informacional sobre o sistema de gestão e andamento da empresa estudada.
Abstract: This study deals with a case study that was accomplished in a small company located in the city of Ponta Grossa, the people management model used to by the company resembles the concept of operating startup, the employee is submitted to evaluation of performance in their assignments, and in case of insufficient performance, the employee is redirected to some other activity, and is his performance is still insufficient, the employee is disconnected from the organization. For such this issue, this study consisted in the realization of procedures for collecting information through questionnaires and interviews with employees, to identify the peculiarities of the operationalization of such a people management system, raising the points of anomalies, possible improvements, points of convergence, and divergence the information collected and the biases of the employees regarding the system in which they work in. Base on the data collected, and sorting treatment, these served as a support for notes on possible improvements that can be implemented in the system, if they exist, as well as, serve as a basis for the future decision making, conferring thus, greater informational contribution on the system of management and progress of the studied company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16072
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