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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16090
Título: | Utilização de métodos de otimização para melhorar o desempenho da alocação de navios aos berços de atracação em portos |
Título(s) alternativo(s): | Using optimization methods to improve performance allocating ships to berths in ports |
Autor(es): | Alves, Leonardo Koehler |
Orientador(es): | Melo, Everton Luiz de |
Palavras-chave: | Portos Navios Ancoradouros Otimização estrutural Harbors Ships Anchorage Structural optimization |
Data do documento: | 2-Dez-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | ALVES, Leonardo Koehler. Utilização de métodos de otimização para melhorar o desempenho da alocação de navios aos berços de atracação em portos. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. |
Resumo: | Este trabalho aborda um problema do sistema portuário denominado Problema de Alocação de Berços (PAB). Dado um conjunto de berços de atracação e um conjunto de navios que precisam atracar, o PAB consiste em definir em que berço e em qual ordem cada navio deve ser alocado. O objetivo do presente trabalho é avaliar diferentes regras de priorização, empregadas em heurísticas construtivas, que possam ser utilizadas para a resolução do problema, obtendo soluções satisfatórias que atendam às necessidades dos clientes e do porto. O objeto de estudo foi o Corredor de Exportação do porto de Paranaguá-PR, a partir do qual foram coletados dados que subsidiaram os experimentos. Utilizando as filas de espera de tal porto foram elaboradas sete instâncias para o problema, as quais foram resolvidas através de quatro regras de priorização. Os resultados foram avaliados segundo três diferentes critérios: atraso, espera máxima e espera total dos navios. As análises indicam que a aplicação de diferentes regras de priorização pode permitir a obtenção de melhorias significativas, como reduções da ordem de 5% no tempo de espera total dos navios. |
Abstract: | This work addresses a problem of the port system called Berth Allocation Problem (BAP). Given a set of mooring berths and a set of ships need to dock, the PAB is to define where the cradle and in what order each vessel must be allocated. The objective of this study is to evaluate different prioritization rules employed in constructive heuristics that can be used to solve the problem, obtaining satisfactory solutions that meet customer needs and harbor. The study object was the Export Corridor of port of Paranaguá PR, from which we collected data that supported the experiments. Using queues from that port seven instances were prepared for the problem, which were resolved by four rules of prioritization. The results were evaluated according to three different criteria: delay, expected maximum and expects full of ships. The analyzes indicate that the application of different prioritization rules can allow achieve significant improvements, such as about 5% reductions in total waiting time for ships. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16090 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia de Produção |
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