Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16096
Título: Implantação de uma metodologia para o desenvolvimento de produtos em uma empresa de aramados: APQP
Título(s) alternativo(s): Implementation of a product development metodology in a functional wire fittings industry
Autor(es): Gonçalves, Anee Mayara de Oliveira
Orientador(es): Bueno, Ana Maria
Palavras-chave: Produtos novos
Gestão da qualidade total
Administração de projetos
New products
Total quality management
Project management
Data do documento: 3-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GONÇALVES, Anee Mayara de Oliveira. Implantação de uma metodologia para o desenvolvimento de produtos em uma empresa de aramados: APQP. 2016. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
Resumo: Métodos para o Processo de Desenvolvimento de Produtos ganham cada vez mais espaço nas indústrias. Como fator competitivo, o sucesso de um desenvolvimento de produtos pode contribuir diretamente para o avanço das empresas em novos negócios. Para tanto será apresentado o método Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP), que busca estruturar o desenvolver de novos produtos, englobando a entrada do projeto na empresa, até o lançamento do lote de engenharia do produto. O objetivo deste trabalho é avaliar a implementação da metodologia APQP em um processo de desenvolvimento de um novo produto. O estudo de caso será realizado em uma empresa de aramados de médio porte, situada no estado do Paraná, onde não existe um método definido para entrada de novos produtos. Com a implantação da metodologia, espera-se obter benefícios como estruturação do processo, minimização das falhas, controle do processo e documentação do produto.
Abstract: The methods for product development process has been gaining more and more space in the industrial sector. As a competitive factor, product development success can contribute directly for the company’s progress in new business. Therefore, this study presents the Advanced Product Quality Planning (APQP), method which aims to structure the development of new products from market research step to the costumer’s response. This study aims to assess the APQP methodology implementation in a process development of a new product. This study will be performed in a midsize wire fittings industry which is located in the state of Paraná, where there are no product development methods. It is expected that with the implementation of this methodology, the company will gain benefits like: process structuration, process control, products documentations and lower losses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16096
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2016_2_04.pdf
  Disponível a partir de 2026-10-21
2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.