Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16338
Título: Análise de um novo modelo de formação de trens: baseado em peso total da composição, comprimento do trem e força de frenagem
Título(s) alternativo(s): Analyze a new training model trains: based on total weight of the composition, train length and braking force
Autor(es): Lessnau, Jonathan Mateus
Orientador(es): Yoshino, Rui Tadashi
Palavras-chave: Transporte ferroviário de carga
Transportes - Tarifas
Trens de ferro
Railroads - Freight
Transportation - Rates
Railroads - Trains
Data do documento: 15-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LESSNAU, Jonathan Mateus. Análise de um novo modelo de formação de trens: baseado em peso total da composição, comprimento do trem e força de frenagem. 2015. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.
Resumo: O trabalho aborda o setor de transporte de cargas no Brasil, mais precisamente o ferroviário que é o segundo maior modal em representatividade de volume transportado no país e é também considerado como melhor alternativa para o escoamento de granéis agrícolas em grandes volumes por longas distâncias. Apesar desta constatação no Brasil o modal ferroviário ainda representa uma fatia pequena no transporte de cargas principalmente quando comparado com outros países que possuem extensões territoriais semelhantes. O principal objetivo do trabalho é analisar uma nova formação de trens seguindo os requisitos de segurança, aumentando a capacidade de transporte por formação. Através da identificação e análise de atores que interferem diretamente na formação de trens sendo eles comprimento do trem, peso total da composição e cálculo da força de frenagem. Através da análise desses dados é sugerida uma nova formação de trem. Assim como uma nova proposta para cálculo de tarifa que tem por base densidade de cada produto.
Abstract: The work addresses the cargo transportation sector in Brazil, more precisely rail which is the second largest modal volume of transported representation in the country and is also considered as the best alternative to the flow of agricultural bulk in large volumes over long distances. Despite this finding in Brazil the railways still represents a small share in cargo transportation especially when compared to other countries that have similar territorial extensions. The main objective is to determine a new line of trains following the safety requirements, increasing transport capacity by training. Through the identification and analysis of actors that interfere directly in the train formation and they train length, total weight of the composition and calculation of the braking force. Through analysis of this data is suggested a new training gear. As a new proposal for tariff calculation which is based on density of each product.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16338
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAMEC_2015_1_06.pdf2,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.