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Título: Simulação de curvas de rendimento do motor de combustão interna do ciclo Otto
Título(s) alternativo(s): Performance curves simulation for the Otto cycle internal combustion engine
Autor(es): Moratto, Luis Fernando Costa Aranha Sebrian
Orientador(es): Behainne, Jhon Jairo Ramirez
Palavras-chave: Motores de combustão interna
Motores a gasolina
Calor - Transmissão
Modelos matemáticos
Internal combustion engines
Internal combustion engines, Spark ignition
Heat - Transmission
Mathematical models
Data do documento: 23-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MORATTO, Luis Fernando Costa Aranha Sebrian. Simulação de curvas de rendimento do motor de combustão interna do ciclo Otto. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta uma modelagem matemática de curvas de rendimento em motor de combustão interna do ciclo Otto, utilizando dois tipos de combustíveis e diferentes tempos de combustão. Foram analisados os principais parâmetros de rendimento, como, torque, potência, eficiência térmica e volumétrica e pressão média efetiva. A metodologia de trabalho consistiu na aplicação da teoria de liberação finita de calor em motores de combustão interna do ciclo Otto. Através da utilização do software Engineering Equation Solver foram simulados os comportamentos das curvas de rendimento em função da velocidade de rotação do virabrequim, quando o motor foi alimentado com gasolina e álcool. Adicionalmente, foi verificado o efeito da mudança promovida pelo momento da ignição e a duração da combustão no interior do motor. Os resultados mostraram que o modelo de liberação de calor consegue responder às mudanças do momento de início e da duração da adição de calor, mostrando, porém, limitações para descrever apropriadamente a comportamento de parâmetros de rendimento em função do tipo de combustível, devido, principalmente, às hipóteses consideradas na análise termodinâmica e à ausência de fatores determinantes como a transferência de calor, cinética da combustão e o efeito do atrito, este último, altamente dependente da rotação do motor.
Abstract: This paper presents a mathematical modeling of performance curves in internal combustion engine of the Otto cycle, using two types of fuels and diferente combustion times. Important performance parameters were discussed, such as, torque, power, thermal and volumetric efficiency, mean effective pressure. The methodology consisted in the application of the theory of finite heat release for internal combustion engines of the Otto cycle. Through the Engineering equation Solver software, graphs were obtained in order to simulate the behavior of performance curves as a function of the crankshaft rotation of the engine fed with gasoline and alcohol. Additionally, the effect of the change promoted by the ignition time and duration of combustion within the engine was checked. The results showed that the model of heat release can respond to changes of the start time and duration of the addition of heat, showing, however, limitations to properly describe the behavior of the performance parameters as a function of fuel type, due mainly to the hypothesis considered in the thermodynamic analysis and the absence of determining factors such as heat transfer, combustion kinetics and the effect of friction, this one highly dependent on engine speed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16423
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