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Título: A contribuição da empresa júnior na formação do engenheiro químico: estudo de caso na Quanttum Empresa Júnior
Título(s) alternativo(s): The contribution of the junior company in the training of the chemical engineer: case study at the Quanttum Junior Company
Autor(es): Gois, Isabela Costa
Orientador(es): Treinta, Fernanda Tavares
Palavras-chave: Formação profissional
Aprendizagem organizacional
Engenheiros químicos
Occupational training
Organizational learning
Chemical engineers
Data do documento: 20-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GOIS, Isabela Costa. A contribuição da empresa júnior na formação do engenheiro químico: estudo de caso na Quanttum Empresa Júnior. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: As empresas júniores, são consideradas espaço para o desenvolvimento de variadas competências e aplicação de conhecimento técnico na prática, e tem contribuído de forma notável no âmbito acadêmico. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da Quanttum EJ na formação do Engenheiro Químico da UTFPR-PG, identificando na literatura as principais competências e contribuições das empresas juniores na formação profissional de seus egressos, verificando as principais competências desenvolvidas pelos egressos da Quanttum EJ, bem como a contribuição da mesma para formação acadêmica de seus egressos e, por fim, a importância da participação na EJ para atuação profissional dos egressos. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Quanttum EJ, por meio de entrevistas com 25 egressos da Quanttum EJ, participantes dos anos de 2016 a 2017. Posteriormente foi realizada uma análise qualitativa das entrevistas pelo software NVivo. Com a análise dos resultados, notou-se que, as competências desenvolvidas na Quanttum com mais ocorrências, foram: Relacionamento interpessoal, Comunicação, Resolução de Conflitos, Gerenciamento/Liderança e Gestão de Projetos. Em relação a aplicação de conteúdos teóricos na EJ, a disciplina de Gestão da Qualidade se destacou, e o reflexo foi a incidência de entrevistados que mencionaram a experiência na diretoria de Qualidade como contribuição para o processo seletivo de estágio e, a área de Qualidade foi a segunda maior área de atuação dos entrevistados. Logo, nota-se que, de fato a Empresa Júnior preenche a lacuna entre teoria e prática, capacitando ainda mais os acadêmicos. Além disso, uma das principais contribuições para formação como Engenheiro Químico foi o desenvolvimento profissional obtido na EJ, esta vivência profissional ainda na graduação, é considerado um diferencial que os empresários juniores possuem, de acordo com os relatos. Desta forma, a Empresa Júnior comprova ser um importante artificio que pode ser utilizado para qualificar ainda mais os acadêmicos, por meio de vivências que os preparam realmente para o mercado de trabalho.
Abstract: The Junior Companies are considered space to the development of several competences and application of technical knowledge in practice, and they have contributed significantly in the academic field. Thus, this work objected to analyze the Quanttum EJ´s contribution in the Chemical Engineer´s graduation of UTFPR-PG, it identified in the literature the junior companies´ main competences and contributions in the professional qualification of their graduates and it verified the main competences developed by Quanttum EJ´s graduates, as well as the contribution of the same to their graduates´ academic training and, finally, the importance of participation in the EJ for the graduates´ professional performance. For this, a case study was realized in Quanttum EJ through interviews with 25 Quanttum EJ´s graduates, members from the years 2016 to 2017. After, a qualitative analysis of the interviews was realized with NVivo software. With the results´ analysis, it was noticed that the competences developed in Quanttum with more occurrences were: Interpersonal Relationship, Communication, Conflict Resolution, Management/Leadership and Project Management. Regarding the application of theoretical content in EJ, the discipline of Quality Management stood out, and the reflection was the incidence of interviewees who mentioned the experience in the Quality Board as a contribution to the internship selective process, and the Quality area was the second largest area of action of the interviewees. Therefore, it is noted that, in fact, the Junior Company fulfills the gap between theory and practice, and it enables academics even more. In addition, one of the main contributions to the Chemical Engineer education was the professional development obtained at EJ, this professional experience, still in the undergraduate degree, is considered a differential that junior entrepreneurs possess, according to the reports. In this way, the Junior Company proves to be an important artifice that can be used to further qualify academics, through experiences that really prepare them for the job market.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16456
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