Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16464
Título: Estruturação de indicadores de performance: estudo de caso de um off machine coater para análise da situação atual e proposta de um plano de ação para indicadores de maior criticidade
Título(s) alternativo(s): Structuring of performance indicators: a study of an off machine coater to analyze the current situation and propose an action plan for the most critical indicators
Autor(es): Ferreira Júnior, Carlos Alves
Orientador(es): Martins, Juliana de Paula
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Desempenho - Indicadores
Celulose
Strategic planning
Performance - Directories
Cellulose
Data do documento: 19-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FERREIRA JÚNIOR, Carlos Alves. Estruturação de indicadores de performance: estudo de caso de um off machine coater para análise da situação atual e proposta de um plano de ação para indicadores de maior criticidade. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: A avaliação do desempenho é de suma importância para compreender como a unidade de negócio está sendo conduzida. Os indicadores possuem como objetivo mensurar a eficiência e a eficácia de parâmetros chaves de um setor específico, de modo que seja avaliada a competitividade e se o planejamento e processos adotados remetem bons resultados. Tratando-se de um novo seguimento de uma empresa de papel e celulose localizada na região central do estado do Paraná, as dificuldades de operação da área são expressivas devido à ausência de parâmetros de comparação. Nesse contexto, o estudo visa estruturar indicadores de performance de uma máquina Off Machine Coater, utilizada na produção de papeis especiais, revestindo a superfície do papel com um produto. Desse modo, a metodologia propõe a utilização de métodos e ferramentas da qualidade para se alcançar os objetivos almejados, que foi concluída com a proposta de um plano de ação para os indicadores de maior criticidade. O objetivo do estudo foi cumprido, observando-se o embasamento de indicadores que geram relatórios mensais da performance da máquina de forma simples e visual, o que permite a avaliação de desempenho da área e auxiliando no processo de tomada de decisão.
Abstract: Performance evaluation is vital for comprehension of a business unity being conducted. The indicators have as objective measuring the efficiency and effectiveness of key parameters of a given sector, evaluating the competitiveness and if planning and adopted processes deliver good results. Through the treatment of a new department of a pulp and paper company located in the central region of the state of Paraná, the difficulties of operation in the area are expressive due to the lack of parameters of comparison. Thus, the model aims at an organization of performance indicators of an Off Machine Coater, which produces a series of special papers, coating the paper surface with a product. In this way, the methodology offers the utilization of quality tools for reaching the objectives, concluding with the proposal of an action plan for the most critical indicators. The objective of the study was fulfilled, noticing the basement of indicators that generate monthly reports of the machine's performance in a simple and visual way, which allows the evaluation of the performance at the area and assisting in the decision-making process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16464
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COENQ_2018_2_05.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.