Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16769
Título: Mineração de dados do desempenho acadêmico na educação a distância
Autor(es): Rodrigues, Jean Carlos
Siqueira, Rafael Fernandes
Orientador(es): Fidelis, Marcos Vinicius
Palavras-chave: Mineração de dados (Computação)
Banco de dados - Gerência
Sistemas de recuperação da informação
Ensino à distância
Data mining
Data base management
Information storage and retrieval systems
Distance education
Data do documento: 2-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RODRIGUES, Jean Carlos; SIQUEIRA, Rafael Fernandes. Mineração de dados do desempenho acadêmico na educação a distância. 2015. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.
Resumo: A análise da eficiência dos recursos empregados no ensino a distância ainda é um desafio para as instituições de educação no Brasil. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre a aplicação de técnicas de Mineração de Dados em uma base de dados real do Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizada no Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Para tanto, é descrita a aplicação do processo de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados nesta base, utilizando dados de três disciplinas do curso Bacharelado em Administração Pública, realizado através do programa Universidade Aberta do Brasil. Será realizada a análise das árvores de decisão obtidas com a aplicação do algoritmo de classificação J48 e comparada a eficiência desse algoritmo com outros algoritmos de classificação.
Abstract: The efficiency analysis of the resources used in online education still a challenge for education institutions in Brasil. The main objective of this paper is to study the application of DataMining techniques on the Virtual Learning Environment’s database used by Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância of the Universidade Estadual de Ponta Grossa. To accomplish the objectives we describe the application of the Knowledge Discover in Databases process on three disciplines’s data of the Bacharelado em Administração Pública course offered through Universidade Aberta do Brasil program. The decision trees generated by the J48 classification algorithm will be discuss, and his efficiency will be compared to other classification algorithms.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16769
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COADS_2015_1_04.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.