Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16782
Título: Arquitetura de alto nível para um jogo cooperativo
Autor(es): Fidelis, Barbara Schaedler
Bueno, Sirlei das Graças Moreira
Orientador(es): Matos, Simone Nasser
Palavras-chave: Arquitetura de computador
Análise de sistemas
Jogos educativos
Computer architecture
System analysis
Educational games
Data do documento: 23-Mai-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FIDELIS, Barbara Schaedler; BUENO, Sirlei das Graças Moreira. Arquitetura de alto nível para um jogo cooperativo. 2012. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: O jogo é uma atividade prazerosa para quem o pratica e pode-se integrá-lo a fins educativos para que a criança aprenda, revise e fixe conteúdos. Existem vários jogos educativos na literatura que são utilizados no ensino-aprendizagem. Porém, nem todos possuem a característica de serem colaborativos, quando cada integrante da equipe realiza uma parte da tarefa, ou cooperativos, quando todos os integrantes da equipe exercem a mesma função afim de um objetivo comum. Este trabalho aplicou um jogo para a fixação e revisão de conteúdos de matemática no Projeto de Inclusão Digital proporcionado pela UTFPR, Câmpus Ponta Grossa. Durante a aplicação do jogo a sua forma de utilização foi adaptada para conter características de cooperação. Desta forma, identificaram-se alguns aspectos importantes a serem incorporados em uma arquitetura que suporte a cooperação. A arquitetura proposta foi desenvolvida com base nos resultados do estudo de caso e em uma arquitetura para jogo colaborativo. Com isto, a arquitetura proposta contempla aspectos como: criação de questionários, formação de equipes, validações de ações, entre outros. A modelagem em alto nível dessa arquitetura foi desenvolvida por meio de diagramas de caso de uso e de classes. A arquitetura proposta possibilita a troca de experiência e a interação entre alunos.
Abstract: The game is an enjoyable activity for those who practice it and can be integrated for educational purposes so that the child learn, review and secure the contents. There are several educational games in the literature that are used in teaching and learning. However, not everyone has the characteristic of being collaborative, when each team member performs a part of task, or cooperative, when all members team perform the same function in order to a common goal. This labor applied a match for fixing and revising content of mathematics at Digital Inclusion Project provided by the UTFPR, Campus Ponta Grossa. During application of the game, the form of use was adapted to contain characteristics of cooperation. Thus, we identified some important aspects to be incorporated into an architecture that supports cooperation. The proposed architecture was developed based on the results of the case study and in an architecture for collaborative game. With this, the proposed architecture contemplates aspects such as: creation of questionnaires, formation the teams, validation the actions, among others. The modeling of high-level architecture, was developed through use case and class diagrams. The proposed architecture allows the exchange of experience and interaction among students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16782
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COADS_2012_1_19.pdf713,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.