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Título: Proposta de modelagem de um sistema de trocas em jogos MMORPG via agentes inteligentes
Autor(es): Maluf Junior, Alceon
Orientador(es): Alves, Gleifer Vaz
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
RPG (Linguagem de programação de computador)
Agentes inteligentes (Software)
Electronic games
RPG (Computer program language)
Intelligent agents (Computer software)
Data do documento: 4-Jun-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MALUF JUNIOR, Alceon. Proposta de modelagem de um sistema de trocas em jogos MMORPG via agentes inteligentes. 2012. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: Entre os diversos tipos de jogos eletrônicos, os jogos MMORPG apresentam uma estrutura diferenciada, possibilitando troca de itens entre os jogadores. Os jogadores obtêm itens eletrônicos, que são utilizados dentro do jogo a fim tornar mais prazeroso o tempo dedicado pelo jogador no ambiente virtual. Estes itens eletrônicos fazem parte de uma categoria de produtos chamada de bens virtuais, que consistem em produtos que somente existem em um meio virtual. A valoração de itens em um plano virtual varia de acordo com a sua importância para os jogadores, sendo que bens que mais trazem utilidade ao jogador tendem a custar mais. Cada jogo apresenta um sistema de trocas diferenciado, mas ainda assim possuindo elementos comuns entre si. Através de um levantamento entre dez jogos, levantaram-se as características em comum de política de pagamentos e sistemas de trocas. Através de um estudo de agentes, busca-se estudar a aplicação de uma modelagem através de modelo de sociedade de agente para os jogos eletrônicos.
Abstract: Among the various types of electronic games, MMORPG games have a differentiated structure, allowing items exchange between players. Players get virtual goods, which are used within the game to make more enjoyable the time spent by the player in the virtual environment. These digital items are part of a category of products called 'Virtual Goods', which consist in products that only exist in a virtual environment. The valuation of items in a virtual plane varies according to their importance to the players, and goods that have more utility to the player tend to cost more. Each game presents a different trading system, but they still have elements in common. Through a survey of ten games we spotted characteristics in common such as, policy of payments and trading systems. Through a study of agents, we seek to study the application of a model by 'model society of agents' for electronic games.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16785
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