Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarca, Aline-
dc.date.accessioned2016-10-14T16:13:57Z-
dc.date.available2016-10-14T16:13:57Z-
dc.date.issued2015-05-21-
dc.identifier.citationMARCA, Aline. Construções geométricas como recurso pedagógico no ensino médio. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1692-
dc.description.abstractThis work aims to provide high school students an development in his mathematical and geometrical knowledge, through the use of Geometric Constructions as a teaching resource in Mathematics classes. First a literature search to understand how it emerged and evolved the field of geometry was carried out and the Geometric Constructions. The ways in which the teaching of geometry happened in our country, also were studied some theories related to learning and in particular the Van Hiele theory which deals with the geometric learning also through the literature search were diagnosed. Two forms of the Geometric Constructions approach are analyzed in class: through the design of hand tools - ruler and compass - and through the computational tool - geometric software - being that we chose to approach using the ruler and compass instruments. It is proposed a workshop with nine Geometric Construction activities which was applied with a group of 3rd year of high school, the Escola de Educac¸ ˜ao B´asica Professor Anacleto Damiani in the city of Abelardo Luz, Santa Catarina. Each workshop activity includes the following topics: Activity Goals, Activity Sheet, Steps of Construction Activity Background and activity of the solution. After application of the workshop, the data were analyzed through content analysis according to three categories: Drawing Instruments, angles and their implications and Parallel and its Implications. Was observed that most of the students managed to achieve the research objectives, and had an development in their mathematical and geometrical knowledge, which can be perceived through the analysis of questionnaires administered to students, audio recordings, observations made during the workshop and especially through the improvement of the students in the development of the proposed activities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectConstruções geométricaspt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectGeometrical constructionspt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titleConstruções geométricas como recurso pedagógico no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeGeometric constructions as a teaching resource in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal objetivo proporcionar aos alunos do ensino médio um crescimento em seus conhecimentos matemáticos e geométricos, através da utilização das Construções Geométricas como recurso pedagógico nas aulas de Matemática. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para compreender como surgiu e evoluiu o campo da Geometria, bem como as Construções Geométricas. Também através da pesquisa bibliográfica foram diagnosticadas as formas como o ensino da Geometria aconteceu em nosso país, além disso foram estudadas algumas teorias relacionadas `a aprendizagem e em particular a Teoria Van Hiele que trata sobre a aprendizagem geométrica. São analisadas duas formas de abordagem das Construções Geométricas em sala de aula: através dos instrumentos manuais de desenho - régua e compasso - e através do instrumento computacional - software geométrico - sendo que optamos por abordar utilizando os instrumentos régua e compasso. É proposta uma oficina com nove atividades de Construções Geométricas que foi aplicada com uma turma da 3ª série do ensino médio, da Escola de Educação Básica Professor Anacleto Damiani, na cidade de Abelardo Luz, estado de Santa Catarina. Cada atividade da oficina conta com os seguintes tópicos: Objetivos da Atividade, Folha da Atividade, Passos da Construção, Justificativa da Atividade e Solução da Atividade. Após a aplicação da oficina os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo segundo três categorias: Instrumentos de Desenho, Ângulos e suas Implicações e Paralelas e suas Implicações. Foi possível perceber que a maioria dos alunos conseguiu atingir os objetivos da pesquisa, e tiveram uma melhora em seus conhecimentos matemáticos e geométricos, o que pode ser percebido através da análise de questionários aplicados com os alunos, gravações de áudio, observações feitas durante a oficina e principalmente através da melhora apresentada pelos alunos no desenvolvimento das atividades propostas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0674027455538703pt_BR
dc.contributor.advisor1Biesdorf, João-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9789976538941920pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bennemann, Marcio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8786331555612738pt_BR
dc.contributor.referee1Biesdorf, João-
dc.contributor.referee2Petry, Vitor José-
dc.contributor.referee3Bennemann, Marcio-
dc.contributor.referee4Martins, Carlos Alexandre Ribeiro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Marca, Aline_2015.pdf7,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.