Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17597
Título: Análise de risco em uma micro-empresa de serralheria do interior paulista
Autor(es): Spinardi, Pedro Henrique Pereira
Orientador(es): Matoski, Adalberto
Palavras-chave: Avaliação de riscos
Segurança do trabalho
Acidentes de trabalho - Estatísticas
Risk assessment
Industrial safety
Industrial accidents - Statistics
Data do documento: 6-Mai-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SPINARDI, Pedro Henrique Pereira. Análise de risco em uma micro-empresa de serralheria do interior paulista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi de analisar as condições de trabalho em uma empresa típica do interior, com máquinas e equipamentos antigos que ainda não tinham a preocupação que se tem atualmente com a segurança de seus operadores. O método utilizado foi, após a realização de uma visita ao local, o apontamento de alguns pontos de trabalho que serviram de análise para a formulação da APR Análise Preliminar de Risco. Esta análise foi baseada no modelo complexo de APR contendo os riscos que cada posto de trabalho oferece, qual a frequência ou a probabilidade de ocorrer dano, qual o grau de severidade deste dano, indicação da classificação do risco e as ações necessárias para a redução ou extinção do dano ao trabalhador que opera a máquina. O resultado obtido confirma o grande risco que estas máquinas oferecem aos trabalhadores, variando de lesões leves como escoriações e pequenos cortes até a perda de membros ou a morte.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17597
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXX_2015_31.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.