Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18076
Título: Custo da adequação à NR-12 em uma empresa de médio porte com os gastos com possíveis acidentes pela falta de adequação
Autor(es): Santos, Edemilson Teixeira dos
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Acidentes de trabalho
Segurança do trabalho - Legislação
Máquinas - Fatores de risco
Industrial accidents
Industrial safety - Law and legislation
Machinery - Risk factors
Data do documento: 12-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Edemilson Teixeira dos. Custo da adequação à NR-12 em uma empresa de médio porte com os gastos com possíveis acidentes pela falta de adequação. 2014. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Com o aumento significativo da industrialização no Brasil, e como consequência o aumento dos acidentes de trabalho, os órgãos vigentes no país adotam muitas normas regulamentadoras com o objetivo de diminuir a quantidade de acidentes, principalmente nas indústrias. Para a adequação destas normas, a maioria das indústrias, por entenderem como gastos e não investimentos, não fazem a adequação correta em suas máquinas, causando riscos, acidentes e até óbitos ao operador. Este trabalho teve como objetivo a adequação de um centro de usinagem de uma empresa montadora de máquinas de médio porte, dentro da norma regulamentadora NR-12, realizando o estudo do investimento, através de orçamentos, sendo o primeiro com equipamentos de alta tecnologia, como Controladores Lógicos Programáveis e o segundo orçamento com tecnologia média, como Relés de Segurança, mas dentro da norma vigente no País. O método realizado foi o levantamento do custo de um acidente no centro de usinagem desta empresa, o impacto na produção e na sociedade, bem como os gastos com médicos na recuperação do funcionário e de advogados para representar a empresa perante processos judiciais. Como resultado desta pesquisa, verificou-se a diferença elevada de um custo de um acidente em relação ao investimento para adequação desta máquina. Custos esses, que podendo ser evitado, poderá ser investido na adequação de todo o restante do parque fabril desta empresa, pois o equipamento com custo mais elevado é o centro de usinagem.
Abstract: With the significant increase of industrialization in Brazil, and as a consequence the increase in accidents, the existing agencies in the country have adopted many regulatory standards to help reduce the amount of accidents, especially in industries. To the adequacy of these standards, most industries, understanding and not spending as investment do not make any adjustment on their machines, causing risks, accidents and even death to the operator. This work aims suitability of a machining center an automaker company midsize machines, within the regulatory standard NR-12, making the study of investment, through two budgets, the first with high-tech equipment such as logic controllers programmable and the second with an average technology budget as safety relays, within the current regulations in the country. Raising the cost of an accident in the center of this machining company, the impact on production and in society was held, as well as spending on physicians in recovery officials and attorneys to represent the company with lawsuits. With this research, there is also a high difference of the cost of an accident in relation to the suitability of this investment for the machine. Those costs that can be avoided may be invested in the adequacy of the rest of the factory of this company, because the equipment with higher cost is the machining center.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18076
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXX_2015_13.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.