Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18251
Título: Avaliação das condições de segurança de um edifício de laboratórios
Autor(es): Novicki, Rubens Eduardo Hauser
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Incêndio - Avaliação de riscos
Laboratórios de química - Avaliação de riscos
Avaliação de riscos ambientais
Segurança do trabalho
Fires - Risk assessment
Chemical laboratories - Risk assessment
Environmental risks assessment
Industrial safety
Data do documento: 14-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NOVICKI, Rubens Eduardo Hauser. Avaliação das condições de segurança de um edifício de laboratórios. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar as condições de segurança de um edifício de uma instituição de ensino superior que abriga alguns laboratórios de ensino e pesquisa. A avaliação é feita sobre conformidades do sistema de proteção contra incêndios e os riscos ambientais aos quais servidores e alunos de diversos níveis de formação estão submetidos, e também o nível de compreensão e treinamento acerca dos riscos expostos. A metodologia implementada foi aplicação de uma lista de verificações formada a partir de alguns itens retirados das Normas de procedimentos técnicos presentes no código de segurança Contra Incêndio e Pânico do corpo de bombeiros do Paraná, e a aplicação também de um questionário para os usuários dos laboratórios, no qual se avalia condições de estrutura, treinamento e práticas. Os resultados encontrados mostram que apenas os itens referentes a extintores estão em conformidade com as normas de combate a incêndio e que praticamente não há treinamento em relação a segurança, esta falta que resulta em práticas inseguras e a falta de conhecimento para uma possível emergência. Conclui-se que os usuários destes laboratórios estão expostos há diversos riscos sem que haja uma política de segurança e estrutura para emergências, e a instituição não apresenta um programa de adequação.
Abstract: The present work aims to evaluate the safety conditions of a building of a higher education institution that houses some teaching and research laboratories. The assessment is made on the fire safety system compliances and the environmental risks to which servers and students of different levels of training are submitted, as well as the level of understanding and training about exposed risks. The methodology implemented was the application of a checklist formed from some items taken from the Norms of technical procedures present in the fire and panic safety code of the fire department of Paraná, and the application of a questionnaire to the users of the laboratories, in which conditions of structure, training and practices are evaluated. The results show that only items referring to fire extinguishers comply with fire regulations and that there is practically no safety training, this lack resulting in unsafe practices and lack of knowledge for a possible emergency. It is concluded that the users of these laboratories are exposed to several risks without there being a security policy and structure for emergencies, and the institution does not present an adequacy program.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18251
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXIII_2017_39.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.