Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18328
Título: Estudo de caso das não conformidades de um edifício residencial em relação as NPTs na cidade de Curitiba-PR
Título(s) alternativo(s): Case study of the nonconformities of a residential building in relation to NPTs in the city of Curitiba-PR
Autor(es): Hayasaka, Johnny Yassuo
Orientador(es): Hara, Massayuki Mário
Palavras-chave: Incêndios - Normas
Incêndios - Medidas de segurança
Fogo
Edifícios
Fires - Standards
Fires - Security measures
Fire
Building
Data do documento: 29-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HAYASAKA, Johnny Yassuo. Estudo de caso das não conformidades de um edifício residencial em relação as NPTs na cidade de Curitiba-PR. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Os incêndios, caracterizado como um fogo sem controle, tem marcado presença nas tragédias do nosso país. Ocorrências como no Edifício Joelma (1974), Edifício Andraus (1972) e recentemente, em São Paulo, o Edifício Wilton Paes de Almeida (2018) levantam a questão de prevenção e combate ao incêndio. Verificar as não conformidades de um edifício residencial, tem por objetivo sugerir melhorias e adequações visando a segurança em prol dos condôminos. Para a execução deste estudo de caso, realizou-se a classificação do edifício segundo a NBR 9077 (ABNT, 2001), definindo quais itens seriam vistoriados em relação as normas de procedimento técnico. Após análise, constatou-se casos pontuais não conformes em relação as NPTs. Correções das irregularidades encontradas, bem como treinamento de evacuação e curso de brigada para cada morador foram as sugestões deste trabalho.
Abstract: Os incêndios, caracterizado como um fogo sem controle, tem marcado presença nas tragédias do nosso país. Ocorrências como no Edifício Joelma (1974), Edifício Andraus (1972) e recentemente, em São Paulo, o Edifício Wilton Paes de Almeida (2018) levantam a questão de prevenção e combate ao incêndio. Verificar as não conformidades de um edifício residencial, tem por objetivo sugerir melhorias e adequações visando a segurança em prol dos condôminos. Para a execução deste estudo de caso, realizou-se a classificação do edifício segundo a NBR 9077 (ABNT, 2001), definindo quais itens seriam vistoriados em relação as normas de procedimento técnico. Após análise, constatou-se casos pontuais não conformes em relação as NPTs. Correções das irregularidades encontradas, bem como treinamento de evacuação e curso de brigada para cada morador foram as sugestões deste trabalho.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18328
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXVI_2018_23.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.