Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18653
Título: Proposta para implementação de manutenção centrada na confiabilidade em sistemas operacionais elétricos de instalação predial petrolífera
Autor(es): Valk, Renato Gouvêa
Orientador(es): Rigoni, Emerson
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia)
Subestações elétricas
Manutenção
Transformadores elétricos
Reliability (Engineering)
Electric substations
Maintenance
Electric transformers
Data do documento: 16-Mai-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VALK, Renato Gouvêa. Proposta para implementação de manutenção centrada na confiabilidade em instalação predial. 2016. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo demonstrar uma proposta de implementação de Manutenção Centrada na Confiabilidade em uma instalação predial complexa para fins industriais de uma empresa de grande porte, para subsidiar uma melhor gestão de seus ativos. Tem como premissa apresentar ao corpo gerencial da empresa a situação atual e, através de ferramentas de Engenharia de Confiabilidade e simulações, mostrar a necessidade de mudança na forma de gestão de seus ativos. Inicia demonstrando através de simulação pelo modelo CROW-AMSSA, com base em dados reais da instalação, sobre a tendência do tempo médio entre falhas. Continua, com demonstração através da modelagem do sistema elétrico em Diagrama de Blocos de Confiabilidade, que não há a necessidade de se intervir preventivamente em todos os equipamentos do sistema para se obter um nível de confiabilidade desejado, implicando em redução do volume e custos de manutenção. Por fim, através de FMECA e permeando também os princípios da Confiabilidade Humana, gerar as premissas de manutenção e gestão de ativos, bem como as premissas para futuros contratos de manutenção. Por se tratar de uma proposta, este trabalho não é exaustivo e, uma vez sensibilizado o corpo gerencial, para sua implementação precisará do envolvimento de todos os que afetam a gestão dos ativos.
Abstract: This paper aims to demonstrate a proposal for implementation of Reliability Centered Maintenance in a complex building installation for industrial purposes of a large company, to support a better management of its assets. Is premised present to the management team of the company and the current situation through Reliability Engineering tools and simulations , show the need for change in the management of its assets. Begins demonstrating through simulation by Crow- AMSSA model, based on actual plant data, about the tendency of the mean time between failures. Continues with demonstration by modeling the electric system reliability block diagram, that there is not the need to intervene preventively in all system equipments to obtain a desired level of reliability, resulting in reduced volume and maintenance costs. Finally, through FMECA and also permeating the principles of Human Reliability, generate the maintenance of premises and asset management as well as assumptions for future maintenance contracts. Because it is a proposal, this paper is not exhaustive, and the once sensitized management team for its implementation will need the involvement of all that affect the management of assets.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18653
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEC_2014_13.pdf3,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.