Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18726
Título: Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva
Título(s) alternativo(s): Root cause analysis applied to a locomotive
Autor(es): Leite, Tiago Vicente
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Locomotivas diesel
Localização de falhas (Engenharia) - Análises
Confiabilidade (Engenharia)
Motores a diesel
Diesel locomotives
Fault location (Engineering) - Analysis
Reliability (Engineering)
Diesel motor
Data do documento: 4-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LEITE, Tiago Vicente. Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O objetivo principal dessa pesquisa é identificar a principal causa de impacto na disponibilidade do ativo (locomotiva). Para isso é de fundamental importância entender as causas de impacto na disponibilidade do ativo, em função do grande impacto que gera para parada de trens e o consequente impacto na produção. Foi utilizado o método de FEMEA para identificação e tratativa dos problemas, através das ferramentas de qualidade de “Diagrama de Pareto”, “Matriz de GUT”, “Brainstorming”, “Diagrama de Ishikawa”, “Técnica dos 5 Por que”. O resultado desse trabalho é propor ações que visem reduzir a quantidade de avarias relacionadas a falhas.
Abstract: The main objective of this research is to identify the main cause of impact on asset availability. It is of fundamental importance to understand the causes of impact on asset availability, due to the great impact that it generates to stop trains and the consequent impact on production. The FEMEA method was used to identify and deal with the problems through the quality tools of “Pareto Diagram”, “GUT matrix”, “Brainstorming”, “Ishikawa diagram”, “5 Why technique”.The result of this work is to propose actions to reduce the number of faults related to failures.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18726
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEC_VII_2019_18.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.