Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18739
Título: Proposta de implementação da manutenção centrada em confiabilidade em uma máquina de corte e costura de embalagens de ráfia
Autor(es): Araujo, Heitor Ebbinghaus
Orientador(es): Rigoni, Emerson
Palavras-chave: Manutenção - Prevenção
Máquinas de costura
Confiabilidade (Engenharia)
Trabalho de ráfia
Maintenance - Prevention
Sewing machines
Reliability (Engineering)
Raffia work
Data do documento: 4-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ARAUJO, Heitor Ebbinghaus de. Proposta de implementação da manutenção centrada em confiabilidade em uma máquina de corte e costura de embalagens de ráfia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho propõe a implementação da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) em uma máquina de corte e costura de embalagens de ráfia, a fim de estabelecer um controle de manutenção e aumentar a disponibilidade deste ativo. Embasados no procedimento das normas SAE JA1011 e SAE JA1012, utilizou-se métodos documentais para a análise de falhas do sistema e mapeamento das tarefas de manutenção aplicáveis e efetivas. Dentre os principais resultados, o subsistema Corte foi o que apresentou maior nível de criticidade quanto aos modos de falha. Os resultados se mostram favoráveis para a implementação da MCC.
Abstract: This paper proposes the implementation of Reliability Centered Maintenance (RCM) in a woven sack cutting stitching machine, in order to establish a maintenance control system and increase its availability. Based on the procedures of the SAE JA1011 and SAE JA1012 norms, documented methods were used for the analysis of the system’s faults and mapping of the applicable and effective maintenance tasks. Within the main results, the subsystem “cutting” presented the highest level of criticality as to the failure modes. The results showed to be favourable to the RCM implementation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18739
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEC_VII_2019_09.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.