Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18779
Título: Aplicação do ciclo PDCA na redução do índice de perda de açúcar de uma fábrica de refrigerante
Título(s) alternativo(s): Cycle application on sugar loss index reduction of a soda factory
Autor(es): Fernandes, Carlos Guilherme
Orientador(es): Lemos, Clarice Farian de
Palavras-chave: Açucar
Controle de qualidade
Planejamento
Refrigerantes - Indústria
Sugar
Quality control
Planning
Soft drink industry
Data do documento: 27-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERNANDES, Carlos Guilherme. Aplicação do ciclo PDCA na redução do índice de perda de açúcar de uma fábrica de refrigerante. 2015. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O açúcar é um dos principais insumos das fábricas de refrigerante e os desperdícios do processo tem impacto direto no custo de produção da bebida. Este trabalho apresenta a aplicação do ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) em conjunto com Diagrama de Pareto e Diagrama de Ishikawa, para redução do índice de perda de açúcar, em uma fábrica de refrigerante no Estado do Paraná. A empresa apresentava um índice de perda de 1,69 %, e com a aplicação da metodologia PDCA, a fábrica reduziu sua perda para 1,14% nos cinco primeiros meses de 2015, indicando que essa metodologia foi eficaz para redução da perda de açúcar e do custo de produção, melhorando o resultado financeiro da empresa.
Abstract: Sugar is one of the main inputs of soda factories and waste from the process has a direct impact on the cost of production of the drink. This study presents the application of the PDCA (Plan Do Check Act) in conjunction with Pareto diagram and Ishikawa diagram, to reduce the loss of sugar content in a soda factory in the state of Paraná. The company had a loss of 1.69% rate, and the application of the PDCA methodology, the plant reduced its loss to 1.14% in the first five months of 2015, indicating that this method was effective in reducing the loss of sugar and the cost of production, improving the financial results of the company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18779
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEP_I_2015_04.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
633,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.