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Título: Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil
Autor(es): Matos, Maria Luciane Ribeiro de
Orientador(es): Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Palavras-chave: Educação infantil
Letramento
Letramento digital
Poesia
Capparelli, Sergio, 1947 -
Early childhood education
Literacy
Computer literacy
Poetry
Data do documento: 11-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MATOS, Maria Luciane Ribeiro. Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões a respeito de práticas significativas de leitura na Educação Infantil, considerando aspectos de letramento literário e digital. Para tanto, analisamos o ciberpoema de Sérgio Capparelli, um gênero literário digital, que se apresenta diferentes possibilidades para a leitura de poesia, que aciona uma perspectiva arquitetônica verbo-visual, característica ao ambiente virtual. As análises realizadas fundamentaram-se em pesquisadores autores como Soares (1998, 2000, 2002, 2004, 2009), Kleiman (2004, 2010, 2012), Santaella (2004, 2007, 2012, 2013), Rojo (2012), entre outros. A análise evidencia que as práticas de leitura de gêneros digitais contribuem para qualificar aprendizagem da leitura no âmbito da Educação Infantil. Verifica-se também que a influência cultural das tecnologias digitais integra práticas sociais e competências na formação de novos leitores.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18838
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