Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18849
Título: Letramento literário
Autor(es): Souza, Samira Alves de
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Letramento
Letramento digital
Textos - Gênero
Linguagem e educação
Gêneros literários
Literacy
Computer literacy
Texts - Gender
Language and education
Literary form
Data do documento: 28-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Samira Alves de. Letramento literário. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo explorar o tema do letramento e do letramento literário, através dos meios digitais, a produção textual colaborativa em ambientes escolares, incorporando-a a um gênero textual como parte dos multiletramentos. No ensino médio, essa deficiência se evidencia e se acentua, em virtude da introdução de estudos sistematizados de textos literários, que geralmente exigem habilidades complexas de leitura, como a análise, a comparação e a interpretação. Assim, a escola não vem cumprindo seu papel de formar leitores competentes ─ seja de gêneros do discurso em geral, seja de gêneros literários ─, nem tem cultivado o hábito regular de leitura entre os jovens. Por isso, com exemplos práticos de como seria conduzido o trabalho, procura-se situar como eixo das atividades o diálogo entre textos de diferentes épocas e autores, bem como de diferentes línguas e culturas, a fim de compreender não apenas as relações entre a cultura brasileira e a cultura de outros povos, mas também as relações entre a cultura do passado e a cultura contemporânea. Essa proposta, de perspectiva dialógica do texto literário, visa aproximar as abordagens sincrônica e diacrônica da literatura, priorizando a leitura do texto e o desenvolvimento de habilidades de leitura. Assim é possível proporcionar um olhar diferenciado e enxergar o aluno em sala de aula como nativo digital que é: um construtor colaborador das criações conjugadas na era das linguagens líquidas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18849
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELLI_II_2018_14.pdf538,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.