Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mônica Florentino da
dc.date.accessioned2020-11-23T13:40:36Z-
dc.date.available2020-11-23T13:40:36Z-
dc.date.issued2018-08-04
dc.identifier.citationSILVA, Mônica Florentino da. Literatura e a formação do leitor literário. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18850-
dc.description.abstractThis Research shall show a theoretical perspective about of teaching methodologies in the classroom. Initially, the literature is related by documents that revolve around secondary education in Brazil, however, as being the National Curricular Parameters and Curricular Guidelines for Middle School. Therefore it’s primarily focused on four topics: The receptive method, created by Maria da Gloria Bordini and Vera Teixeira de Aguiar; the rhizomatic principle of Silvio Gallo with references to the philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari; the dialogical proposal raised by William Roberto Cereja; and finally, the literary literacy made by Rildo Cosson. Particularly, this work receives a complementary suggestion of literature in the schools being used as a receptive method and literary literacy with the story “Onda” (Wave) written by the famous Brazilian writer Machado de Assis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectReaderpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleLiteratura e a formação do leitor literáriopt_BR
dc.title.alternativeLiterature and the formation of the literacy readerpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma abordagem teórica sobre as metodologias do ensino da literatura na sala de aula. Apresenta inicialmente um panorama da literatura abordada pelos documentos que norteiam o ensino médio no Brasil, sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Discute ainda a perspectiva da literatura com enfoque em quatro abordagens, sendo elas: o Método Recepcional, de Maria da Gloria Bordini e Vera Teixeira de Aguiar, o princípio rizomático, de Silvo Gallo, com referências aos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, a proposta Dialógica de Willian Roberto Cereja, e por fim o Letramento Literário de Rildo Cosson. Complementada por uma sugestão de abordagem da literatura na sala de aula sendo utilizado o Método Recepcional e o Letramento Literário com o conto Onda, de Machado de Assis.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Cristiano de
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.referee2Franz, Marcelo
dc.contributor.referee3Cantarin, Márcio Matiassi
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_16.pdf372,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.