Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18850
Título: Literatura e a formação do leitor literário
Título(s) alternativo(s): Literature and the formation of the literacy reader
Autor(es): Silva, Mônica Florentino da
Orientador(es): Sales, Cristiano de
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Literatura
Leitores
Letramento
Teaching - Methodology
Literature
Reader
Literacy
Data do documento: 4-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Mônica Florentino da. Literatura e a formação do leitor literário. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórica sobre as metodologias do ensino da literatura na sala de aula. Apresenta inicialmente um panorama da literatura abordada pelos documentos que norteiam o ensino médio no Brasil, sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Discute ainda a perspectiva da literatura com enfoque em quatro abordagens, sendo elas: o Método Recepcional, de Maria da Gloria Bordini e Vera Teixeira de Aguiar, o princípio rizomático, de Silvo Gallo, com referências aos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, a proposta Dialógica de Willian Roberto Cereja, e por fim o Letramento Literário de Rildo Cosson. Complementada por uma sugestão de abordagem da literatura na sala de aula sendo utilizado o Método Recepcional e o Letramento Literário com o conto Onda, de Machado de Assis.
Abstract: This Research shall show a theoretical perspective about of teaching methodologies in the classroom. Initially, the literature is related by documents that revolve around secondary education in Brazil, however, as being the National Curricular Parameters and Curricular Guidelines for Middle School. Therefore it’s primarily focused on four topics: The receptive method, created by Maria da Gloria Bordini and Vera Teixeira de Aguiar; the rhizomatic principle of Silvio Gallo with references to the philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari; the dialogical proposal raised by William Roberto Cereja; and finally, the literary literacy made by Rildo Cosson. Particularly, this work receives a complementary suggestion of literature in the schools being used as a receptive method and literary literacy with the story “Onda” (Wave) written by the famous Brazilian writer Machado de Assis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18850
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_16.pdf372,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.