Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18895
Título: Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes
Autor(es): Buzio, Cintia Milene Favaro Bochem
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Leitura
Escolas
Análise de interação na educação
Reading
Schools
Interaction analysis in education
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Reading
Data do documento: 5-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BUZIO, Cintia Milene Favaro Bochem. Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes. 2016. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto a prática de leitura e se insere na área de estudos do texto e discurso. O objetivo primordial é descrever as práticas de leitura de adolescentes do ensino fundamental (7º e 8º anos do segundo ciclo), com o intuito de verificar as recorrências no material e no estilo de leitura que realizam. A partir disso, pretende-se oferecer uma proposta de intervenção que possa, além de valorizar a prática, aumentar o repertório dos estudantes quanto à leitura, tanto no que diz respeito ao tipo de material lido, quanto à profundidade dessa prática. Assim, os pressupostos da teoria bakhtiniana são utilizados para se propor uma construção social e cultural do sujeito que se constitui leitor na interação com outros sujeitos e discurso.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18895
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IJ_2016_03.pdf361,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.