Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18898
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Marcela Sampaio de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:52Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Marcela Sampaio de. Leitura e escrita para o aluno surdo: influências dos aspectos linguísticos e identitários. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18898 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Estudantes surdos | pt_BR |
dc.subject | Lingua de sinais | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e educação | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Deaf students | pt_BR |
dc.subject | Sign language | pt_BR |
dc.subject | Language and education | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita para o aluno surdo: influências dos aspectos linguísticos e identitários | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa reflete acerca da leitura e escrita dos surdos e como os aspectos de linguagem e da identidade surda podem influenciar no processo de aprendizagem e de inclusão do surdo na sociedade. Considerando que o ambiente linguístico é o de sinais, a dificuldade do professor para atender às necessidades de seus alunos é real e aquilo que constitui sua cultura é, muitas vezes, deixado de lado, como a experiência visual, a Libras, expressões faciais e corporais, ou seja, tudo o que a comunidade surda produz. Considera-se, neste trabalho, que a leitura e a escrita do aluno surdo estão interligadas à identidade que está em constante mudança e com os aspectos de linguagem. Defende-se, portanto, o ponto de vista que para que isso possa acontecer, é preciso que o surdo esteja em contato com a Libras, sua primeira língua, e depois com o português, com a ajuda de professores e tradutores/intérpretes de Libras. Para analisar as dificuldades dos alunos surdos, desenvolveu-se um estudo de caso, com cinco sujeitos surdos, matriculados no Ensino Médio e que frequentam a sala de apoio. As análises de dados apontam para o fato de que o surdo criou barreiras para aquisição da leitura e da escrita, por falta de estratégias de ensino que vão ao encontro das necessidades deles, vinculadas ao fato de que a língua portuguesa não é a sua língua materna, e ainda, que a imagem pode favorecer o conhecimento prévio e, consequentemente, a realização de inferências que favorecem a leitura. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro | |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | |
dc.contributor.referee2 | Cantarin, Márcio Matiassi | |
dc.contributor.referee3 | Cordeiro, Marian Sbaraini | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IJ_2016_05.pdf | 811,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.