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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18898
Título: | Leitura e escrita para o aluno surdo: influências dos aspectos linguísticos e identitários |
Autor(es): | Souza, Marcela Sampaio de |
Orientador(es): | Silveira, Ana Paula Pinheiro |
Palavras-chave: | Estudantes surdos Lingua de sinais Linguagem e educação Leitura Professores Deaf students Sign language Language and education Reading Teachers |
Data do documento: | 28-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SOUZA, Marcela Sampaio de. Leitura e escrita para o aluno surdo: influências dos aspectos linguísticos e identitários. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa reflete acerca da leitura e escrita dos surdos e como os aspectos de linguagem e da identidade surda podem influenciar no processo de aprendizagem e de inclusão do surdo na sociedade. Considerando que o ambiente linguístico é o de sinais, a dificuldade do professor para atender às necessidades de seus alunos é real e aquilo que constitui sua cultura é, muitas vezes, deixado de lado, como a experiência visual, a Libras, expressões faciais e corporais, ou seja, tudo o que a comunidade surda produz. Considera-se, neste trabalho, que a leitura e a escrita do aluno surdo estão interligadas à identidade que está em constante mudança e com os aspectos de linguagem. Defende-se, portanto, o ponto de vista que para que isso possa acontecer, é preciso que o surdo esteja em contato com a Libras, sua primeira língua, e depois com o português, com a ajuda de professores e tradutores/intérpretes de Libras. Para analisar as dificuldades dos alunos surdos, desenvolveu-se um estudo de caso, com cinco sujeitos surdos, matriculados no Ensino Médio e que frequentam a sala de apoio. As análises de dados apontam para o fato de que o surdo criou barreiras para aquisição da leitura e da escrita, por falta de estratégias de ensino que vão ao encontro das necessidades deles, vinculadas ao fato de que a língua portuguesa não é a sua língua materna, e ainda, que a imagem pode favorecer o conhecimento prévio e, consequentemente, a realização de inferências que favorecem a leitura. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18898 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
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