Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18909
Título: Canção e Alfabetização: uma proposta de sequência pedagógica
Título(s) alternativo(s): Song and literacy: a proposal for a pedagocical sequence
Autor(es): Santos, Andréia de Matos
Orientador(es): Almeida, Rogério Caetano de
Palavras-chave: Música
Canções
Literatura
Alfabetização
Music
Songs
Literature
Literacy
Data do documento: 25-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Andréia de Matos. Canção e alfabetização: uma proposta de sequência pedagógica. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa parte da proposta que considera a música uma grande aliada do professor para que o mesmo alcance seus objetivos. Ao buscar exemplificar como o uso do gênero letra de música pode contribuir no processo de alfabetização infantil, pretende-se ampliar o reconhecimento dos diferentes tipos de gêneros textuais por parte do aluno. Para tanto, a presente investigação aborda a utilização da canção A Tartaruga e o Lobo como recurso na alfabetização de crianças no 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Ferreira Prado, localizada na cidade de Jales/SP, promovendo, deste modo, o avanço no processo de leitura e de escrita, além de atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Ao final, busca-se encaminhar a sugestão aos educadores infantis, objetivando oferecer subsídios para a viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável da criança com o mundo das letras, conquanto esta seja uma demonstração, por meio de algumas atividades dentro da metodologia aplicada com um grupo de 15 alunos, de como pode ser desenvolvido o trabalho na fase de alfabetização, bem como desenvolver a sensibilidade dos educandos, tornando-os mais livres e seguros para aprenderem a ler e escrever.
Abstract: This research is part of the proposal that considers the song a great ally of the teacher to reach his/her goals. Seeking out exemplify how the use of lyrics genre can contribute in the process of child literacy, we intend to enlarge the recognition of the different types of genres by the student. To this end, the present survey deals with the use of the song A Tartaruga e o Lobo as a resource on literacy for children in the first grade of elementary school named Colégio Ferreira Prado, located in the city of Jales, São Paulo, promoting, thus, the breakthrough in the process of reading and writing, as well as attitudes of interaction, cooperation and exchange of experiences in groups. At the end, it is aspired to provide the suggestion to primary school teachers, aiming to offer them subsidies to the viability of a child pleasurable, formative and healthy contact with the world of letters, although this is a demonstration, by means of some activities within the methodology applied with a group of 15 students, how can be developed it in the phase of literacy, as well as develop the sensitivity of learners, making them more freedom and safe to learn to read and write.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18909
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLJ_2_2018_02.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.