Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18920
Título: | A Importância do professor de educação infantil para desenvolver a fantasia por meio da literatura infantil |
Título(s) alternativo(s): | The importance of the early childhood teacher to develop fantasy through children's literature |
Autor(es): | Moreira, Leila Aparecida Costa |
Orientador(es): | Franz, Marcelo |
Palavras-chave: | Educação - Crianças Literatura infantojuvenil Ensino - Metodologia Education - Childrens Children's literature Teaching - Methodology |
Data do documento: | 25-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MOREIRA, Leila Aparecida Costa. A importância do professor de educação infantil para desenvolver a fantasia por meio da literatura infantil. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | Este estudo com base em referencial bibliográfico descritivo quantitativo e qualitativo abordou como objetivo fundamental a importância da Literatura Infantil, na metodologia pedagógica da Educação Infantil visando o processo de ensino aprendizagem, de forma lúdica, buscando abranger a leitura, a qual possibilitará o desenvolvimento cognitivo, cultural e social da criança, por meio da construção imaginária, da criatividade e da fantasia, em relação ao meio em que está inserida. O papel da leitura torna propícia uma aprendizagem suave, onde os fatores emocionais da criança são expostos; medo, tristeza, alegria, indiferença, entre outros, possibilitando ao educador trabalhar esses fatores de forma íntegra, portanto, torna-se primordial o papel do educador e suas capacidades didáticas diante da introdução desta metodologia, pois o objetivo maior é a formação da criança para o exercício da cidadania (RIBEIRO, 2018). O tema em questão procurou efetuar uma avaliação das mudanças ocorridas no processo educacional, em relação ao emprego da literatura como fonte de desenvolvimento e conhecimento, de forma cronológica e sucinta, abordando aspectos históricos e a evolução desta no âmbito educacional. |
Abstract: | This study based on quantitative and qualitative descriptive bibliographical references addressed as fundamental objective the importance of Children 's Literature in the pedagogical methodology of Child Education aiming at the process of teaching learning, in a playful way, seeking to encompass reading, which will enable cognitive, cultural and social development of the child, through imaginary construction, creativity and fantasy, in relation to the environment in which it is inserted. The role of reading makes for a smooth learning where the emotional factors of the child are exposed; fear, sadness, joy, indifference, among others, making it possible for the educator to work these factors in an integral way, therefore, the role of the educator and his didactic abilities becomes paramount before the introduction of this methodology, for the exercise of citizenship (RIBEIRO, 2018). The theme in question sought to make an evaluation of the changes that occurred in the educational process, in relation to the use of literature as a source of development and knowledge, in a chronological and succinct way, addressing historical aspects and the evolution of this in the educational scope. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18920 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPLJ_2_2018_12.pdf | 346,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.