Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18922
Título: A andragogia e suas exigências no processo de ensino e aprendizagem da leitura
Título(s) alternativo(s): Andragogy and its requirements in the teaching and learning process of reading
Autor(es): Martins, Maria Apareceida Moreira
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Educação
Educação de adultos
Ensino - Metodologia
Leitura
Education
Adult education
Teaching - Methodology
Reading
Data do documento: 25-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARTINS, Maria Aparecida Moreira. A andragogia e suas exigências no processo de ensino e aprendizagem da leitura. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem teórico-conceitual e histórica sobre andragogia, educação e o ensino à leitura. Foi motivado pelo exercício da docência em ensino superior com observações das dificuldades da leitura, interpretação e compreensão dos textos estudados. Diante do questionamento de como superar estas dificuldades do aluno, buscou-se estudar o perfil deste grupo que se compõe de jovens e adultos. A Andragogia e a Pedagogia se complementam no trabalho de educação universitária. Para superação de dificuldades na leitura e interpretação dos discentes jovens e adultos na universidade, as teorias sobre estratégias de cognição e metacognição são de extrema validade e utilidade. Identificar estratégias para a superação de dificuldades de leitura e interpretação de textos apresentadas pelos alunos ingressos na universidade foi um dos objetivos do estudo. Buscou-se conhecer o que mais motiva o adulto para o estudo e quais estratégias metacognitivas podem ser utilizadas no incentivo à leitura. Como base teórica, buscou-se os escritos de Paulo Freire e de outros autores de livros e artigos, os quais estão explicitados nas referências.
Abstract: This work presents a bibliographical research with a theoretical-conceptual and historical approach on andragogy, education and teaching to reading. It was motivated by the teaching of higher education with observations of the difficulties of reading, interpretation and comprehension of the texts studied. Faced with the questioning of how to overcome these difficulties of the student, we sought to study the profile of this group that is composed of young people and adults. Andragogy and Pedagogy complement each other in universityeducation work. To overcome difficulties in reading and interpreting young and adult students at university, theories about strategies of cognition and metacognition are extremely valid and useful. Identifying strategies for overcoming difficulties in reading and interpreting texts presented by students at university was one of the objectives of the study. We sought to know what motivates the adult to study and what metacognitive strategies can be used to encourage reading. As a theoretical basis, we sought the writings of Paulo Freire and other authors of books and articles, which are explained in the references.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18922
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLJ_2_2018_14.pdf376,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.