Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19061
Título: Estudo de caso: orçamentação de obras de revestimentos de pisos cimentícios
Título(s) alternativo(s): Case study: budgeting cementitious floors coatings works
Autor(es): Silva, Mariane de Moraes Machado
Orientador(es): Matoski, Adalberto
Palavras-chave: Revestimentos
Orçamento
Controle de custo
Preços - Determinação
Coatings
Budget
Cost control
Basing-point system
Data do documento: 8-Jul-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Mariane de Moraes Machado. Estudo de caso: orçamentação de obras de revestimentos de pisos cimentícios. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Com a necessidade de buscar novas metodologias de controle, orçamentação e fiscalização de obras no Brasil, onde há a necessidade de formas eficientes para diminuir os custos cada vez mais, esse trabalho propõe um estudo de caso em uma empresa de acabamentos na construção civil, para elaborar uma metodologia de orçamentação de obras, a partir de um banco de dados existente na empresa, foram analisados dados de dois tipos de obra, supermercado e shopping, para verificar o preço unitário padrão para a tipologia, como também comparar o preço de venda real e o preço de venda proposto por esse estudo. O objetivo é buscar uma nova metodologia de orçamentação de obras para a empresa estudada, mostrando e comparando os resultados obtidos no estudo. Com a composição do preço unitário de custo e de venda do serviço, constatou-se que o preço de venda praticado é menor do que o achado na elaboração deste metodo, portanto, a maneira atual utilizada para orçamento da empresa deve ser repensada e a partir desse estudo propor implantar a nova metodologia de orçamentação.
Abstract: With the need to seek new methods of control, budgeting and supervision of works in Brazil, where we need efficient ways to reduce the increasing costs, this work presents a case study in a finishing company in construction, to develop a budgeting methodology that works from a company's database, two types of work data were analyzed, of a supermarket and of a shopping mall to check the standard unit price for the typology, as well as compare the actual sale price and the selling price proposed by this study. The goal is to get a new budgeting methodology of works for the studied company, showing and comparing the results obtained in the study. With the composition of the cost of unit price and sales service , it was found that practiced sale price is lower than that found in the development of this method, therefore, the current way used for the company's budget should be rethought and from this study propose to implement the new budgeting methodology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19061
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXII_2016_17.pdf562,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.