Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Priscila Aparecida Borges Ferreira-
dc.date.accessioned2016-12-19T12:27:49Z-
dc.date.available2016-12-19T12:27:49Z-
dc.date.issued2016-06-18-
dc.identifier.citationPIRES, Priscila Aparecida Borges Ferreira. Entre novas e velhas distopias: admirável livro novo. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1913-
dc.descriptionAcompanha produto educacionalpt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents the results of a bibliographic and exploratory research, with the main focus is the work with best-sellers and literature teaching in a school of Cornélio Procópio-PR. The main research topics are: mass literature, dystopia, technology and literature teaching. These issues have a theoretical research that underlies them and which is the foundation for the elaboration of activities presented, substantiate mainly on texts of Adorno; Horkheimer (2009), Candido (2002), Cosson (2012), Clayes (2013) and Eco (2011). The question that orients is, in which way guided reading of mass literature, appreciated and known by the students, could contribute to the formation of classical literature readers. Thus, the main aim of this work is to form readers of proposal literature (ECO, 2011). This text versa, therefore, on the website and fan page built Brave New book as an educational product, of the activities undertaken and applied during the stage of the Master program, used as the main corpus the best-seller The Hunger Games of Susanne Collins and The Dystopia 1984 of George Orwell. So, the data collected shows the importance of a teaching of literature that starts of reads chosen and performed by the students, showing possibilities of an effective training readers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação de massa e literaturapt_BR
dc.subjectDistopias na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura e tecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectMass media and literaturept_BR
dc.subjectDystopias in literaturept_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiterature and technologypt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleEntre novas e velhas distopias: admirável livro novopt_BR
dc.title.alternativeBetween old and new dystopias: brave new bookpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório, tendo como principal enfoque o trabalho com best-sellers e ensino de literatura em uma escola de Cornélio Procópio-PR. Os temas principais dessa pesquisa são: literatura de massa, distopia, tecnologias e ensino de literatura. Esses temas possuem uma pesquisa teórica que os fundamenta e que é o alicerce para a elaboração das atividades apresentadas, calcadas principalmente em textos de Adorno; Horkheimer (2009), Candido (2002), Cosson (2012), Clayes (2013) e Eco (2011). A questão que norteia este trabalho é de que maneira a leitura orientada da literatura de massa, apreciada e conhecida pelos alunos, poderia contribuir para a formação de leitores de literatura clássica. Portanto, o principal objetivo do presente trabalho é o de contribuir para a formação de leitores de literatura de proposta (ECO,2011). Este texto versa, por conseguinte, sobre o website e a fan page Admirável Livro Novo construído como produto educacional, das atividades realizadas e aplicadas durante o estágio do programa de Mestrado, utilizando como corpus principal o best-seller Jogos Vorazes, de Susanne Collins, e a distopia 1984 de George Orwell. Assim, os dados coletados revelam a importância de um ensino de literatura que parta de leituras escolhidas e realizadas pelos alunos, evidenciando possibilidades de uma efetiva formação de leitores.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4408107680213600pt_BR
dc.contributor.advisor1Menon, Maurício Cesar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277021640443026pt_BR
dc.contributor.referee1Menon, Maurício Cesar-
dc.contributor.referee2Vieira, Miguel Heitor Braga-
dc.contributor.referee3Oliveira, Marilu Martens-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons