Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19146
Título: Composição de módulo popular de wood frame e madeira mineralizada
Autor(es): Gasparin, Felipe José
Orientador(es): Casagrande Junior, Eloy Fassi
Palavras-chave: Projeto arquitetônico
Estruturas de madeira (Construção civil)
Madeira
Sustentabilidade
Architectural design
Wooden-frame buildings
Wood
Sustainability
Data do documento: 6-Jul-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GASPARIN, Felipe José. Composição de módulo popular de wood frame e madeira mineralizada. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo teórico e conceitual para a composição de um projeto de uma edificação de interesse social, apresenta os projetos arquitetônico, estrutural e uma representação tridimensional. Utiliza como premissa básica, empregar materiais de base sustentável e renovável, aplica técnicas construtivas ainda pouco utilizadas em nosso país. Busca integrar estudos já publicados na área, discorrer sobre o sistema construtivo em wood frame, sobre o material compósito de madeira e cimento, a madeira mineralizada, identificar as normas existente, os principais requisitos para sustentabilidade e seus ganhos. Complementado pela apresentação de um modelo de projeto para uma edificação de cunho popular, aplicando valores mínimos estabelecidos por normas habitacionais para a composição de áreas da residência, com conceitos de acessibilidade. Pela apresentação do projeto estrutural da edificação e com a humanização do projeto, composto por um modelo 3D. Traz como resultado, levantamentos constatados com a pesquisa sobre a união entre o sistema em wood frame e a aplicação de chapas de madeira mineralizada. Também, foi aplicado uma comparação simples entre com o sistema em concreto armado com vedações de tijolos comuns, para evidenciar aspectos sustentáveis e de custo.
Abstract: Esta pesquisa apresenta um estudo teórico e conceitual para a composição de um projeto de uma edificação de interesse social, apresenta os projetos arquitetônico, estrutural e uma representação tridimensional. Utiliza como premissa básica, empregar materiais de base sustentável e renovável, aplica técnicas construtivas ainda pouco utilizadas em nosso país. Busca integrar estudos já publicados na área, discorrer sobre o sistema construtivo em wood frame, sobre o material compósito de madeira e cimento, a madeira mineralizada, identificar as normas existente, os principais requisitos para sustentabilidade e seus ganhos. Complementado pela apresentação de um modelo de projeto para uma edificação de cunho popular, aplicando valores mínimos estabelecidos por normas habitacionais para a composição de áreas da residência, com conceitos de acessibilidade. Pela apresentação do projeto estrutural da edificação e com a humanização do projeto, composto por um modelo 3D. Traz como resultado, levantamentos constatados com a pesquisa sobre a união entre o sistema em wood frame e a aplicação de chapas de madeira mineralizada. Também, foi aplicado uma comparação simples entre com o sistema em concreto armado com vedações de tijolos comuns, para evidenciar aspectos sustentáveis e de custo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19146
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXIV_2018_09.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.