Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19453
Título: Competitividade empresarial e gestão do conhecimento: um estudo de caso de empresa do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), sobre contribuições de capacitação e treinamento para o alinhamento estratégico
Título(s) alternativo(s): Business competitiveness and knowledge management: a study case of a company from the information and communications technology (ICT) sector, about the contribution of capacity building and training to strategic alignment
Autor(es): Mello, Arthur Emílio Requi de
Orientador(es): Puppi e Silva, Heloísa de
Palavras-chave: Capacitação de empregados
Formação profissional
Planejamento empresarial
Concorrência
Aprendizagem
Employees - Coaching of
Occupational training
Business planning
Competition
Learning
Data do documento: 5-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MELLO, Arthur Emílio Requi de. Competitividade empresarial e gestão do conhecimento: um estudo de caso de empresa do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), sobre contribuições de capacitação e treinamento para o alinhamento estratégico. 2016. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A competitividade tem se mostrado cada vez mais intensa entre as empresas em âmbito mundial. Os avanços rápidos da tecnologia têm proporcionado cada vez mais opções para melhorias na comunicação, controle de dados e informações para geração de conhecimento e aprendizagem, o que é estratégico para as organizações. Aliar os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com capacitação e treinamento possibilita ganhos em relação à sustentabilidade do negócio, em aspectos que podem diferenciar as empresas de forma positiva diante da concorrência. Estabelecer a relação entre estratégia competitiva e gestão do conhecimento por meio de uma proposta de capacitação e treinamento em uma empresa de TI. Através da construção e manutenção do conhecimento, auxiliar a empresa a reduzir custos com suporte, logística de componentes eletrônicos e processos jurídicos, reduzir reclamações de clientes, bem como aplicar tempo e esforços de equipes em atividades que proporcionem melhorias contínuas.
Abstract: Competitiveness has become increasingly intense among companies worldwide. Rapid advances in technology have increasingly provided options for improved communication, data control, and information for knowledge generation and learning, which is strategic for organizations. Aligning Information and Communication Technology (ICT) resources with capacity building and training enables gains in relation to business sustainability, in aspects that can differentiate companies in a positive way in front of the competition. Establishing the relationship between competitive strategy and knowledge management through a proposal of capacity building and training in an IT company. By building and maintaining knowledge, it may help the company to reduce costs with support, electronic component logistics and legal processes, and reducing customer complaints, and applying teams’ time and effort to activities that provide continuous improvement.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19453
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_V_2015_02.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.