Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19514
Título: A concepção do mapa estratégico para exercício da estratégia empresarial
Título(s) alternativo(s): The design of the strategic map for the exercise of business strategy
Autor(es): Ogibowski, Camila Arbigaus
Orientador(es): Sousa, Paulo Daniel Batista de
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Planejamento empresarial
Metodologia - Desenvolvimento
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Strategic planning
Business planning
Methodology - Development
Knowledge management
Organizational learning
Data do documento: 15-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OGIBOWSKI, Camila Arbigaus. A concepção do mapa estratégico para exercício da estratégia empresarial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Esta pesquisa compreende o embasamento teórico para desenvolvimento de uma proposta de metodologia generalista para criação de um mapa estratégico em empresas, juntamente à elaboração da metodologia. Primeiramente, busca-se entender os conceitos de estratégia empresarial, junto ao seu surgimento, a fim de compreender o universo onde a pesquisa insere-se. Em seguida, os conceitos de Balanced Scorecard e de Mapas Estratégicos são apresentados, junto a importância de cada um deles. Com isso, realiza-se uma proposta de estrutura para concepção da ferramenta, junto a um estudo de caso da aplicação dela.
Abstract: This research is the theoretical basis for the development of a generic methodology to implement a strategic map in companies, together with its development. Primarily, it had sought to understand the business strategy concepts, including its emergence, in order to perceive the universe where this research belongs. Following that, the balanced scorecard and strategic map concepts were presented, as well as the matter of them. Hereupon, a proposal of a structure for the tool’s conception was created, followed by a case study of its application.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19514
Aparece nas coleções:CT - Gestão Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_MBAGE_XVII_2017_03.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.