Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19682
Título: Desenvolvimento de um sistema inteligente de gestão de fluidos hospitalares
Título(s) alternativo(s): Development of an intelligent hospital fluid management system
Autor(es): Palczuk, Josimar
Orientador(es): Moritz, Guilherme Luiz
Palavras-chave: Sistemas especialistas (Computação)
Internet das coisas
Hospitais - Administração de material
Expert systems (Computer science)
Internet of things
Hospitals - Materials management
Data do documento: 29-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PALCZUK, Josimar. Desenvolvimento de um sistema inteligente de gestão de fluidos hospitalares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Internet das Coisas) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O desenvolvimento do sistema inteligente de gestão de insumos tem como objetivo propiciar uma gestão dos insumos e fluidos utilizados em um hospital, desde água potável a água de osmose utilizados para hemodiálise. A pretensão é este sistema mostrar a equipe operacional e de manutenção informações importantes e pertinentes ao bom funcionamento do fornecimento de insumos do hospital através de advices conectados à internet de forma rápida e eficaz possibilitando a identificação rápida de desvios de fornecimento e problemas em equipamentos. Podendo ser acessado de qualquer local que tenha internet o sistema trará maior confiabilidade para o fornecimento de insumos e consequentemente mais segurança para os procedimentos médicos aplicados neste ambiente, contudo mesmo com limitações tecnológicas implicadas pela falta de recursos o ponto em questão é um sistema que possa monitorar de forma proativa os pontos monitorados utilizando hardwares de baixo e médio custos e softwares livres para desenvolvimento de ferramentas e aplicação da Internet das Coisas.
Abstract: The development of smart system to do management of fluids has the main goal a management of fluids in hospitals, since water to drink, until, water to hemodialysis treatment. The goal of this Project is show to maintenance team and operational team important information’s and crucial to good working and delivery fluids trough connected on internet quick and efficient, allowed identify of problems in equipment’s. May accessed of anywhere trough internet. Improvement the reliability of equipment’s. However, with financial limitations this project uses cheap hardware and free software do development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19682
Aparece nas coleções:CT - Internet das Coisas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEIOT_II_2019_07.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.