Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19827
Título: Aplicação de alternadores com interface LIN para veículos comerciais pesados
Título(s) alternativo(s): LIN alternators for application in heavy duty vehicles
Autor(es): Nagata, Flávio Eidi
Orientador(es): Pedroso, Juliano de Mello
Palavras-chave: Conversores de corrente elétrica
Baterias elétricas
Controle automático
Ônibus
Reguladores de voltagem
Electric current converters
Electric batteries
Automatic control
Buses
Voltage regulators
Data do documento: 4-Fev-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NAGATA, Flávio Eidi. Aplicação de alternadores com interface LIN para veículos comerciais pesados. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho aborda um caso de estudo dos alternadores equipados com a interface LIN para aplicação em veículos pesados. Entre as premissas abordadas, estão a análise e compreensão deste novo conceito de alternadores face a tecnologia atual, avaliar os impactos no que se refere a eficiência energética e redução de emissões de gases poluentes como também os possíveis benefícios no aumento da durabilidade dos principais elementos que compõem a rede de bordo e, finalmente, uma provável melhora da eficiência na detecção de falhas a eles relacionados. O intuito deste estudo é também avaliar a viabilidade desta tecnologia face as demandas do mercado brasileiro e das legislações vigentes e suas eventuais consequências no que diz respeito a custo-benefício aos clientes.
Abstract: The purpose of this study is to evaluate the use of fairy tales as a facilitating elementfor learning a modern foreign language. Firstly, the subject of reading will becontextualized in the classroom, in order to demonstrate the different interpretationsthat may arise regarding it. Following this brief analysis of reading in the context ofteaching and learning, in particular language teaching, a literature review regardingfairy tales and their use in language classes was carried out for the purpose ofstudying theories and research projects that bring up this issue. Therefore, thepresent study aims to analyze, in light of the theoretical foundation presented here,the academic discussions concerning the use of this literary genre as a languageteaching resource. In this way, the intention of this investigation is to show thecomplexity of integrating fairy tales as a teaching strategy, keeping in mind that thereare significant discrepancies and obstacles for its use within the academicenvironment. Finally, it is also important to point out that this study does not accountfor all potential discussions that may arise. Rather, this study will hopefully become atool that will stimulate further discussion on this topic.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19827
Aparece nas coleções:CT - Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CESEB_II_2014_05.pdf883,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.