Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacedo, Paloma
dc.date.accessioned2020-11-24T11:19:49Z-
dc.date.available2020-11-24T11:19:49Z-
dc.date.issued2018-09-04
dc.identifier.citationMACEDO, Paloma. O uso do audiovisual em sala de aula: desenho animado e suas contribuições. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19956-
dc.description.abstractThis monographic work aims to contribute to the use of educational cartoons in the classroom, as a technological tool that helps the teaching-learning process. The action research with students of the fifth year of the municipal school Henrique Júlio Berger, from the city of Caçador / SC, with qualitative nature intended to give subsidies, through cartoons, to the pedagogical practices of teachers. Given that educators do not appropriate this resource, then the potential for research into their insertion for children to develop socially and culturally as well as experiencing active, effective and rich learning through the use of Poowtow online programs and / or Goanimate. Thus, we were able to know if teachers would introduce cartoon in their planning, how this process would occur and what didactic experience they would have about the applied project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Recursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectEducation - Audio-visual aidspt_BR
dc.subjectAnimated filmspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleO uso do audiovisual em sala de aula: desenho animado e suas contribuiçõespt_BR
dc.title.alternativeThe use of audiovisual in classroom: cartoon and its contributionspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico visa contribuir com o uso dos desenhos animados educativos em sala de aula, como ferramenta tecnológica auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa-ação com alunos do 5º ano da escola municipal Henrique Júlio Berger, da cidade de Caçador/SC, com natureza qualitativa pretendeu dar subsídios, por meio dos desenhos animados, às práticas pedagógicas dos professores. Posto que os educadores pouco se apropriam desse recurso, então, vê-se a potencialidade de pesquisa sobre a inserção dele para as crianças se desenvolverem social e culturalmente além de experenciarem o aprendizado ativo, eficaz e rico pelo manuseio dos programas online Poowtow e/ou Goanimate. Assim, logramos saber se os professores introduziriam desenho animado em seus planejamentos, como esse processo ocorreria e qual a experiência didática que teriam acerca do projeto aplicado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Kucharski, Marcus Vinicius Santos
dc.contributor.referee1Kucharski, Marcus Vinicius Santos
dc.contributor.referee2Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.contributor.referee3Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_45.pdf813,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.