Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19956
Título: | O uso do audiovisual em sala de aula: desenho animado e suas contribuições |
Título(s) alternativo(s): | The use of audiovisual in classroom: cartoon and its contributions |
Autor(es): | Macedo, Paloma |
Orientador(es): | Kucharski, Marcus Vinicius Santos |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Educação - Recursos audiovisuais Desenho animado Ensino - Meios auxiliares Educational technology Education - Audio-visual aids Animated films Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 4-Set-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MACEDO, Paloma. O uso do audiovisual em sala de aula: desenho animado e suas contribuições. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | Este trabalho monográfico visa contribuir com o uso dos desenhos animados educativos em sala de aula, como ferramenta tecnológica auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa-ação com alunos do 5º ano da escola municipal Henrique Júlio Berger, da cidade de Caçador/SC, com natureza qualitativa pretendeu dar subsídios, por meio dos desenhos animados, às práticas pedagógicas dos professores. Posto que os educadores pouco se apropriam desse recurso, então, vê-se a potencialidade de pesquisa sobre a inserção dele para as crianças se desenvolverem social e culturalmente além de experenciarem o aprendizado ativo, eficaz e rico pelo manuseio dos programas online Poowtow e/ou Goanimate. Assim, logramos saber se os professores introduziriam desenho animado em seus planejamentos, como esse processo ocorreria e qual a experiência didática que teriam acerca do projeto aplicado. |
Abstract: | This monographic work aims to contribute to the use of educational cartoons in the classroom, as a technological tool that helps the teaching-learning process. The action research with students of the fifth year of the municipal school Henrique Júlio Berger, from the city of Caçador / SC, with qualitative nature intended to give subsidies, through cartoons, to the pedagogical practices of teachers. Given that educators do not appropriate this resource, then the potential for research into their insertion for children to develop socially and culturally as well as experiencing active, effective and rich learning through the use of Poowtow online programs and / or Goanimate. Thus, we were able to know if teachers would introduce cartoon in their planning, how this process would occur and what didactic experience they would have about the applied project. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19956 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_45.pdf | 813,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.