Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20067
Título: Análise da qualidade da ração em uma fábrica do sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Feed quality analysis in a southwest Paraná factory
Autor(es): Metzger, Fernando
Orientador(es): Oliveira, Maiquiel Schmidt de
Palavras-chave: Rações
Rações - Análise
Garantia de qualidade
Feeds
Feeds - Analysis
Quality assurance
Data do documento: 14-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: METZGER, Fernando. Análise da qualidade da ração em uma fábrica do sudoeste do Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.
Resumo: As fábricas de rações produzem de forma a atender seus clientes, o produtor, criador de frango de corte com a perspectiva de que a ração chegue até o comedouro atendendo as características nutricionais e de qualidade, proporcionando o retorno em um frango de corte de acordo com o esperado. Se o rendimento do frango no campo não atender as expectativas gera questionamento por parte dos produtores, sendo que, na maioria das vezes o mesmo coloca em dúvida a qualidade da ração. Entre muitas oportunidades de melhoria faz se a necessidade de um estudo sobre a perda de qualidade da ração no transporte, visto que a qualidade da ração produzida está atendendo a qualidade desejada. Esse trabalho estudou a perda do pélete no transporte de ração até a chegada no comedouro em uma empresa do Sudoeste do Paraná. Foi acompanhado a produção de ração, o processo de carregamento, transporte, descarga da ração, coletado amostras, e utilizado ferramentas da qualidade para identificação da perda de péletes no transporte com uso de cálculos estatísticos para comprovar o aumento de Finos até a chegada da ração no comedouro. Por fim, obter uma resposta para o campo quanto a qualidade da ração.
Abstract: Feed factories produce in order to serve their customers, the producer, broiler breeder with the perspective that the feed reaches the feeder meeting the nutritional and quality characteristics, providing the return on a broiler according to expected. If the chicken yield in the field does not meet the expectations raises questions from the producers, and in most cases it raises the quality of the feed. Among many opportunities for improvement is the need for a study on the loss of feed quality in transport, since the quality of the feed produced is meeting the desired quality. This work studied the loss of the pellet in the transport of feed until the arrival in the feeder in a company from southwestern Paraná. Feed production, the process of loading, transporting, unloading of the feed, samples were collected, and quality tools were used to identify the loss of pellets in the transport using statistical calculations to confirm the increase in fines until the arrival of the feed. in the feeder. Finally, get an answer to the field regarding feed quality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20067
Aparece nas coleções:FB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_CEEP_I_2020_08.pdf
  Disponível a partir de 5000-12-31
1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.