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Título: Transporte de combustíveis em embalagens portáteis (Fora do tanque)
Título(s) alternativo(s): Transport of fuels in portable packaging (Out of tank)
Autor(es): Ferreira, Paulo Roberto
Orientador(es): Peres, Fabiano Moreno
Palavras-chave: Substâncias perigosas - Transporte
Combustíveis - Embalagens
Embalagens - Testes
Hazardous substances - Transportation
Fuel - Packaging
Packaging - Testing
Data do documento: 29-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FERREIRA, Paulo Roberto. Transporte de combustíveis em embalagens portáteis (Fora do tanque). 2017. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: O crescimento expressivo da frota de veículos, em todo o território nacional, tem elevado à movimentação de cargas de produtos perigosos para atender a demanda pelos combustíveis. Consequentemente existem diversos aspectos importantes que estão correlacionados á segurança para a correta movimentação e o transporte destes produtos. (REVISTA EMERGÊNCIA, 2016). De acordo com Vendrame (2016) qualquer quantidade transportada, em um incidente, pode provocar danos de graves proporções de ordem material, pessoal, ao meio ambiente e à infraestrutura do local da ocorrência. Conforme Brasil Postos (2017) outro fator relevante, que colabora com o aumento dos acidentes, é o transporte, de combustível em recipientes portáteis, para uso emergencial. A maioria das pessoas, não tem o hábito de abastecer o veículo, de acordo com o percurso a ser adotado, ficando sem combustível para chegar com segurança ao seu destino, e, por conseguinte, resultando na famosa pane seca. Ainda de acordo com Brasil Postos (2017) é neste momento, que as pessoas recorrem às embalagens emergenciais (galões de 5 litros), para uso portátil de PEAD - Polietileno de Alta Densidade. Nesta ação, inicia-se o problema a ser abordado no presente estudo. Portanto, cabe ressaltar, que a falta de informações é o item de maior criticidade, que torna esta ação uma atividade extremamente perigosa. Outro fator de extrema relevância é a exposição das embalagens aos raios solares UV. A maioria das embalagens utilizadas para o transporte de combustível emergencial sofre contato direto com o sol ou são armazenadas de forma inadequada, e também não possuem o tratamento contra UV. Ou seja, as embalagens sofrem com a ação da Fotodegradação dos raios UV (Ultra Violeta) (MONTAGNA; SANTANA, 2012). Diante deste cenário, faz-se oportuno um estudo que vise realizar os testes "de queda e de estanqueidade”, para avaliar as embalagens (galões de 5 litros), para uso portátil de PEAD - Polietileno de Alta Densidade. Tais embalagens são utilizadas para transportar combustíveis fora do tanque em pequenas quantidades, para uso exclusivo em situações emergenciais. O presente trabalho também aborda os riscos envolvidos nesse processo, como deve ser as inscrições de segurança nos veículos e nas embalagens para o transporte de combustíveis. A presente pesquisa contribui com o apontamento dos riscos, em que as pessoas podem estar expostas, caso se envolva em eventuais acidentes, e tem como principal foco testar as embalagens portáteis de acordo com testes exigidos pela legislação brasileira e comparando procedimentos de normas internacionais. Também verificar se as embalagens cumprem as normas de segurança e proporcionam proteção aos usuários.
Abstract: The expressive growth of the fleet of vehicles, throughout the national territory, has increased the handling of cargoes of dangerous products to meet the demand for fuels. Consequently there are several important aspects that are correlated to safety for the correct handling and transportation of these products. (EMERGENCY REVIEW, 2016). According to Vendrame (2016) any quantity transported in an incident can cause serious damage to the environment and to the infrastructure of the place of occurrence. According to Brasil Postos (2017), another relevant factor contributing to the increase in accidents is the transport of fuel in portable containers for emergency use. Most people are not in the habit of supplying the vehicle according to the route to be adopted, running out of fuel to safely reach their destination, and thus resulting in the famous dry crash. Still according to Brasil Postos (2017) it is at this moment, that people use the emergency packages (gallons of 5 liters), for portable use of HDPE - High Density Polyethylene. In this action, the problem to be addressed in the present study begins. Therefore, it should be emphasized that the lack of information is the most critical item, which makes this action an extremely dangerous activity. Another factor of extreme relevance is the exposure of the packaging to UV rays. Most of the packages used to transport emergency fuel have direct contact with the sun or are stored improperly, and also do not have UV treatment. In other words, the packaging undergoes the action of the Photodegradation of UV rays (Ultra Violet) (MONTAGNA; SANTANA, 2012). Considering this scenario, a study is carried out to evaluate the "drop and sealing" tests to evaluate the containers (5 liter gallons) for portable use of HDPE - Polyethylene. Transport of fuels out of the tank in small quantities, for exclusive use in emergency situations.This paper also addresses the risks involved in this process, such as the inscriptions of safety in vehicles and packaging for the transportation of fuels. The identification of the risks in which people may be exposed if they are involved in possible accidents and their main focus is to test the portable packaging according to tests required by Brazilian legislation and comparing procedures of international standards. Security standards and provide protection to users.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20246
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