Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20285
Título: Estratégias metacognitivas de aprendizagem: análise da aplicabilidade de um instrumento
Título(s) alternativo(s): Metacognitive learning strategies: analysis of the applicability of an instrument
Autor(es): Silva, Eliza Rosa da
Orientador(es): Eccheli, Simone Deperon
Palavras-chave: Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Metacognição
Learning
Learning strategies
Metacognition
Data do documento: 13-Abr-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Eliza Rosa da. Estratégias metacognitivas de aprendizagem: análise da aplicabilidade de um instrumento. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a contrubuição do instrumento desenvolvido por Oliveira (2016) no desenvolvimento de estratégias metacognitivas no processo de aprendizagem dos alunos. Participaram desta pesquisa, 11 alunos de um curso de pós graduação de uma universidade pública do Paraná. Os resultados foram analisados ao longo de quatro semanas. Foram identificados as critérios qualitativos para análise dos resultados. Os resultados mostraram que o instrumento foi útil no que se propõe. Dentre as maiores dificuldades encontradas, o manuseio do instrumento por meio físico foi o mais citado. Como sugestões de melhorias, os participantes sugeriram que se tornasse um aplicativo.
Abstract: The objective of this research was to analyze the contribution of the instrument developed by Oliveira (2016) in the development of metacognitive strategies in the student’s learning process. Participated in this reseach, 11 students from a postgraduate course at a university in Paraná. The results were analyzed over four weeks, where the qualitative criteria for the analysis of the results were identified. The results showed that the instrument was useful in what is proposed. Among the greatest difficulties encountered, the manipulation of the instrument by physical means was the most cited. As suggestions for improvements, participants suggested that it become an application.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20285
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_III_2017_10.pdf
  Disponível a partir de 2027-08-23
849,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.