Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBernardi, Cintia Melo
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:45Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:45Z-
dc.date.issued2016-10-15
dc.identifier.citationBERNARDI, Cintia Melo. Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning. 2016. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20314-
dc.description.abstractSociety`s techonological advances, especially related to the sciences, education technologies and their teaching methodologies, lead us to rethink the educational process, especially its effects on student learning. This scenario has encouraged educators to review their actions and their role in the improvement of their educational practice, analyzing their didactic and pedagogical concepts and seeking na adaptation to the current moment. Thus, observing the increased use and familiarity of students with the Mobile Technologies Wireless comes the desire to investigate the potential of these technologies, particularly tablets and smartphones as tools for teaching and learning process in chemistry, more specifically in about the Periodic Table, in the context of students in the 9th grade of elementary school. Therefore, the present study has a purpose of stimulate students to Know the periodic table and the chemical elements that students interviewed said unanimously that these resources are extremely important because in addition to learning content in a fun and interactive way, it becomes more interesting and students feel more enthusiastic about the discipline and studies in itself.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectSistemas de comunicação móvelpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectMobile communication systemspt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learningpt_BR
dc.title.alternativeChemistry teaching and learning: a research about the pedagogical practice in mobile learning perspectivept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO avanço tecnológico na sociedade, especialmente relacionado às ciências, às tecnologias na educação e suas metodologias de ensino, levam-nos a repensar o processo pedagógico, principalmente seus efeitos no aprendizado dos alunos. Esse cenário tem incentivado os educadores a reverem suas ações e o seu papel no aprimoramento da sua prática educativa, analisando seus conceitos didático-pedagógicos e buscando uma adequação pedagógica ao atual momento. Desse modo, ao observar o crescente uso e familiaridade dos alunos com as Tecnologias Móveis Sem Fio surge o desejo de investigar o potencial dessas tecnologias, em especial tablets e smartphones como ferramentas para o processo ensino e aprendizagem em Química, mais especificamente no que diz respeito à Tabela Periódica, no contexto dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Portanto, o presente trabalho buscou estimular os alunos a conhecerem a tabela periódica e os elementos químicos que a compõem através de um aplicativo para smartphones e tablets. Nesse sentido, todos os alunos entrevistados afirmaram de forma unânime que esses recursos são extremamente importantes, pois além de aprender o conteúdo de uma maneira divertida, interativa ele se torna mais interessante e os alunos se sentem mais entusiasmados com a disciplina e com os estudos em si.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Barbeta, Claudia de Faria
dc.contributor.referee1Barbeta, Claudia de Faria
dc.contributor.referee2Figueiredo, Marcia Camilo
dc.contributor.referee3Charalo, Gabriela Comar
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_04.pdf946,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.